O tempo, em Portugal, no arranque da última semana de abril: como estará?

Depois de uma semana de altos e baixos do ponto de vista meteorológico, com temperaturas altas e alguma precipitação, o que esperar de um fim de abril, em plena primavera? Fique a saber mais, connosco!

Estado do tempo.
Os dias que se aproximam serão um carrossel de estados do tempo, com chuva, vento, subidas e descidas de temperatura.

Tal como tinha sido antecipado, a chuva voltou à companhia dos portugueses esta sexta-feira, principalmente nas regiões do Norte do país.

Depois de uma semana em que Portugal experimentou condições do estado do tempo (mais do que) primaveris, a aparição da chuva e a descida generalizada das temperaturas pode ter sido apenas um episódio de curta duração.

Um fim de semana de praia… ou não!

Depois de uma sexta em que a chuva chegou à totalidade do país, fruto da passagem de uma frente fria de rápida deslocação, o sábado será ainda tímido, do ponto de vista das temperaturas, se comparado com o início da última semana.

Está ainda prevista alguma precipitação, que terá maior expressão no Noroeste do país. Contudo, todo o território a Norte do Rio Tejo pode contar com períodos de aguaceiros, principalmente no período da madrugada/início da manhã.

Numa semana marcada pela ocorrência de um feriado nacional, sinónimo de férias para muitos trabalhadores, aparentemente o estado do tempo ajudará os banhistas precoces.

Do ponto de vista das temperaturas, é no Baixo Alentejo e no Algarve que se vão registar as temperaturas máximas mais elevadas – por exemplo, espera-se que Faro chegue aos 22 °C. Já as mínimas continuarão a ser baixas, principalmente nas regiões do interior. As cidades de Bragança e Guarda podem chegar aos 4 °C.

No domingo espera-se uma subida generalizada das temperaturas máximas, principalmente no Sul do país.

Temperatura.
Mapa de temperatura esperada para a próxima segunda-feira, dia 24 de abril, às 13:00.

Início de semana prometedor

Espera-se um fim de semana claramente de altos e baixos, contudo o início da próxima semana, sem previsão de precipitação, antevê o regresso das temperaturas de primavera/verão que têm levado milhares de portugueses a antecipar a época balnear.

As temperaturas máximas vão continuar a trajetória ascendente iniciada, tanto no sábado, como, principalmente, no domingo. Apenas o Minho e o Douro litoral vão registar temperaturas máximas abaixo dos 20 °C. Para o Porto são esperados 20 °C, já para Lisboa a máxima pode chegar aos 26 °C. O distrito de Faro pode chegar aos 28 °C, Évora aos 29 °C e Beja será a cidade mais quente, chegando aos 30 °C.

As temperaturas mínimas também devem registar uma subida, sendo significativa a diferença entre o Norte e o Sul do país: a mínima em Bragança poderá não ultrapassar os 6 °C, enquanto no Algarve a mínima pode estar próxima dos 18 °C.

Para os Arquipélagos, nos Açores, o início da semana será marcado pela chuva em todas as ilhas, com especial intensidade no Grupo Oriental. As temperaturas máximas estarão, como é habitual, muito próximas das mínimas: em Ponta Delgada, por exemplo, a máxima não ultrapassará os 18 °C sendo que a mínima estará nos 16 °C.

Já no Arquipélago da Madeira, poderá haver alguma nebulosidade com as máximas a variar entre os 20 °C na ilha de Porto Santo e os 21 º C no Funchal, sendo que as mínimas vão variar entre os 13 °C (Calheta) e os 18 °C (São Vicente).

Numa semana marcada pela ocorrência de um feriado nacional, sinónimo de férias para muitos trabalhadores, aparentemente o estado do tempo ajudará os banhistas precoces.