Chuva e descida de temperatura: o tempo para a reta final da semana

Está prevista uma mudança no estado de tempo para Portugal Continental já a partir de amanhã, que contará com uma pequena descida generalizada das temperaturas e com chuva. Saiba mais aqui!

estado de tempo chuvoso
Estima-se que esta instabilidade se dissipe já a partir de domingo.

Tal como foi avançado aqui, uma mudança drástica no estado de tempo está prestes a acontecer, já a partir de amanhã, sexta-feira.

Com isto, e depois de alguns dias com céu parcial ou totalmente limpo e com temperaturas máximas bem agradáveis, quase típicas do Verão, a instabilidade parece estar de volta ao nosso país.

Previsão para a reta final da semana

É já a partir de hoje que a nebulosidade começa a aumentar, principalmente no Norte e Centro do país. Porém, a chuva só deve entrar no nosso território ao início da tarde de sexta-feira, podendo afetar a maior parte de Portugal continental, com especial relevância para as regiões supracitadas.

Esta instabilidade deve-se à aproximação de uma frente proveniente do Atlântico, que deverá atravessar o país rapidamente, de oeste para este, prevendo-se que grande parte desta chuva fique retida a oeste da Barreira de Condensação, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Contudo, esta precipitação pode ainda chegar ao Algarve e ao Alentejo, mas num nível pouco relevante e nada suficiente para colmatar os efeitos persistentes da seca nos solos.

precipitação acumulada
Mapa de precipitação acumulada para a próxima sexta-feira, às 18h.

Quanto às temperaturas, as máximas poderão descer, de forma generalizada, mas subtilmente, enquanto as mínimas continuarão baixas, sendo que para amanhã a temperatura máxima será de 23º C para os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, e a temperatura mínima será de 5º C para o distrito de Bragança.

E o fim-de-semana, como estará?

Os nossos modelos de previsão apontam para que esta frente passe, efetivamente, rápido e que no sábado, apesar de ainda haver a possibilidade de queda de precipitação, esta se comece a dissipar, podendo haver queda de alguns aguaceiros apenas no litoral norte, durante a madrugada.

Quanto às temperaturas, estas voltarão a baixar ligeiramente neste dia, contudo, no domingo deverão aumentar novamente, podendo a máxima chegar aos 28º C em Évora.

Depois de uns dias primaveris com temperaturas máximas típicas de Verão, vêm aí uns dias mais típicos de Primavera, com nuvens, alguma chuva e temperaturas mais amenas.

Em suma, a reta final da semana não será muito favorável, mas o fim-de-semana deverá compensar, essencialmente a partir das primeiras horas da manhã de sábado.

Também nos arquipélagos, principalmente nos Açores e Madeira, deverá haver ocorrência de precipitação, mas à semelhança do continente, não deverá ser relevante.