Fim de semana traz vento e descida acentuada das temperaturas

O mês de maio prossegue com tempo muito variável. Ora, se por agora é o calor que assume o protagonismo na atmosfera, nos próximos dias os modelos de previsão insistem noutro cenário. O que vai acontecer? Confira a previsão!

Mudanças à vista este fim de semana? Teremos de resgatar de novo os casacos do armário, o calor não está a conseguir impôr-se em maio.

Se no Sul do país tem imperado um calor avassalador, com o registo de valores de temperatura consideravelmente superiores à média, no litoral Norte e Centro vigora um tempo mais ameno, por vezes nublado e em ocasiões com precipitação fraca e de pouca duração. Este é o retrato da última semana.

Entretanto, a estabilidade e o calor impuseram-se de forma generalizada em todo o país devido ao anticiclone dos Açores. Se por um lado, em regiões como o Alentejo e o Algarve algumas localidades chegaram a alcançar os 35 ºC, valores térmicos mais consensuais com o verão, os ventos marítimos procedentes do Atlântico impedem uma subida tão acentuada nos termómetros noutros pontos do país.

A estabilidade e o calor antes das mudanças atmosféricas iminentes, a coincidirem precisamente com a entrada no fim de semana. O que vai acontecer?

Porém, ao longo dos próximos dias, estão previstas mudanças. Com a progressão de uma depressão atlântica em direção às Ilhas Britânicas, o ar polar associado deverá descer até à nossa latitude, resultando em tempo muito mais fresco, justamente à entrada do fim de semana.

Quinta e sexta-feira tranquilas

Hoje o tempo ainda irá manter-se muito estável em todas as regiões, com predomínio de céu limpo ou pouco nublado. Nas últimas horas chuva fraca, pontualmente moderada ainda foi surgindo no arquipélago dos Açores, mas entretanto abrandou. O vento sopra fraco do quadrante Norte, por vezes de Noroeste, exceto no litoral Norte onde soprará por vezes com mais intensidade.

As temperaturas atingiram hoje valores impressionantes em Portugal continental, com os termómetros a baterem nos 34 ºC no Vale do Guadiana. Nos Açores impõem-se fluxos de nor-Nordeste moderados e na Madeira, a estabilidade e o tempo soalheiro continua a ser alimentado pela nortada, sobretudo na vertente sul da ilha.

calor; temperaturas elevadas; mapa térmico; portugal continental
Ainda fará bastante calor amanhã, especialmente no Baixo Alentejo, e no Sotavento Algarvio.

Amanhã (21) uma frente com fraca atividade atingirá o extremo norte do país, e alguns pontos do litoral Centro. Prevê-se chuviscos em regime suave, em geral no interior das regiões do Minho, do Douro, da Beira Litoral e Trás-os-Montes, embora não se descarte alguma precipitação isolada noutros pontos do território, como na Guarda, em Leiria e em Coimbra. A nebulosidade abundará na faixa costeira atlântica, sobretudo na metade norte e também nos Açores. Algumas períodos de céu pouco nublado surgirão pela Madeira.

Fim de semana variável com ‘montanha-russa’ nas temperaturas

No sábado o céu apresentará períodos de muita nebulosidade de norte a sul do país. Existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral a norte do Cabo Mondego, que poderão surgir de forma dispersa e irregular noutros pontos do interior do país, posteriormente.

As temperaturas vão, em geral, baixar de uma forma acentuada. O vento continuará a soprar do quadrante Norte, por vezes de Noroeste em todo o país. Além disso, espera-se um incremento na sua intensidade, especialmente no interior e quanto mais para sul. No interior Norte prevêm-se mínimas de 2 ºC em Bragança e na Guarda! Tanto nos Açores como na Madeira, também as nortadas se farão sentir com muita força, em particular no Funchal, onde as rajadas máximas poderão superar os 70 km/h.

Como já foi referido, o mês de maio seguirá com o seu carácter volátil, sobretudo no que toca às temperaturas. Assim, em princípio, no domingo (23) os termómetros vão voltar a registar um aumento dos valores. A partir de dia 23, o anticiclone ganhará terreno de novo, contribuindo não só para tempo estável e com calor, como para um panorama soalheiro. Ainda assim, no litoral a norte do Cabo Mondego, a nebulosidade estará presente em períodos do dia, e nestas regiões estima-se que as máximas não só não subam em relação ao dia anterior, como também não deverão ir além dos 17 ºC, em capitais de distrito como o Porto e Vila Real. Ao final da noite, poderá chuviscar em áreas do distrito de Viana do Castelo.

Uma referência também para o vento Norte que se irá destacar. Durante o dia de domingo, soprará moderado de noroeste, pontualmente forte na faixa costeira ocidental e nas terras
altas do Centro e do Sul, em especial no período da tarde, quando poderá atingir rajadas de 70 km/h
.