Fim de semana de contrastes: entre chuviscos e os 30 ºC!

Após a chuva e o vento de hoje, a instabilidade terá tendência a dissipar-se. Contudo, este fim de semana, os contrastes regionais serão evidentes meteorologicamente falando, porque assistiremos desde chuva e nebulosidade até ao calor de verão. Confira a previsão!

tempo; fim de semana; Portugal continental
Este fim de semana o tempo revelará contrastes evidentes entre as diferentes regiões do território luso à escala continental.

Os últimos dias têm sido frescos e húmidos, especialmente nas regiões Norte e Centro, esperando-se que o fim de semana propicie um panorama meteorológico ligeiramente distinto. Com efeito, nas estações meteorológicas do interior Centro e de quase toda a região Sul do país, as temperaturas máximas vão atingir valores superiores ao habitual para esta época do ano.

Entretanto, ao longo dos próximos dias, um anticiclone localizado nos Açores fará com que as altas pressões invadam a Península Ibérica, gerando um fluxo de vento de Noroeste dominante. Enquanto que no Norte e em grande parte do Centro predominará o tempo fresco, nublado e ocasionalmente com alguns chuviscos, nas regiões do Alentejo e do Algarve assistiremos a uma subida acentuada das temperaturas. O próximo fim de semana traz ‘cheirinho’ a verão para uma parte dos portugueses!

Entre chuviscos e temperaturas elevadas

Neste 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, o tempo despertou húmido no Norte e Centro do país devido à chuva moderada que esteve em vigor até ao meio-dia, principalmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. Entretanto, a precipitação abrandou, esperando-se que chova até por volta das 18h desta quinta-feira, de forma muito dispersa e suave em grande parte do país. Só o Baixo Alentejo e o Algarve escaparam à instabilidade, mas, ainda assim, o céu apresentará alguns períodos nublados.

Amanhã as circunstâncias serão consideravelmente diferentes, com previsível retirada da instabilidade, embora de forma temporária. Teremos períodos nublados ou de céu limpo de norte a sul do país. Não obstante, alguns chuviscos poderão surgir pelo Minho, sobretudo na parte norte da região.

Contrastes pronunciados entre regiões

No sábado, choverá no Minho, Douro Litoral, na metade norte da Beira Litoral e também na parte ocidental de Trás-os-Montes e Alto Douro, não se descartando eventuais chuviscos em territórios próximos. Nas restantes regiões do país teremos céu parcialmente nublado quanto mais para sul, tanto que no Algarve manter-se-á limpo.

De acordo com o modelo ECMWF, as temperaturas vão subir em geral, prevendo-se que as máximas rocem ou até mesmo ultrapassem os 30 ºC tanto no Alentejo como no Algarve, sobretudo no interior destas regiões, em localidades como Mértola, Moura, Serpa, Alcoutim, São Brás de Alportel e Loulé. O vento Oeste soprará fraco no Norte e Centro, predominando moderado de Noroeste na região Sul.

Já no domingo, prevê-se que a precipitação abranja mais territórios, embora muito mais intermitente e dispersa, sob a forma de chuviscos. Deverá afetar toda a região Norte (com menor incidência no interior), alargando-se também pelos distritos de Coimbra e Leiria. Tal como no dia anterior, o panorama será de céu parcialmente encoberto no Centro e em partes da região Norte, sendo que no Sul prevê-se céu limpo e nova subida das temperaturas diurnas, alcançando os 30 ºC em várias cidades dos distritos de Beja e Faro, como por exemplo Alcoutim (32 ºC) e Mértola (31 ºC). As máximas serão superiores aos 25 ºC em várias localidades de Castelo Branco, Portalegre e Évora.

Será um fim de semana de autênticos contrastes entre Norte e Sul do país. Os primeiros ares de verão mais a sul convidarão a mergulhos nos rios, nas piscinas e também no mar!