E depois do Leslie... como estará o tempo em Portugal?

Depois da passagem do ciclone Leslie em Portugal, o que nos reserva a atmosfera para esta semana em Portugal? Entre aumentos e descidas das temperaturas máximas, períodos com aguaceiros ou chuviscos ligeiros... não deixe de espreitar as previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 15 Out. 2018 - 05:14 UTC
Esta semana será algo instável no que toca à chuva, mas como é melhor prevenir do que remediar, não se esqueça do guarda-chuva!

Hoje deverá continuar a chover em grande parte de Portugal Continental, sendo que amanhã o panorama meteorológico será caracterizado pela presença de períodos de céu nublado ou muito nublado. Está previsto um aumento das temperaturas mínimas e das máximas. O dia começará com muitas nuvens, com territórios a serem marcados pela presença de nevoeiro. A partir da tarde, virá de norte ar um pouco mais seco, provocando abertas no céu o que acabará por trazer períodos de sol.

Na quarta-feira prevê-se para as Regiões Norte e Centro, um cenário meteorológico caracterizado por um céu geralmente muito nublado. É bem provável que se desenvolvam as condições favoráveis à ocorrência de precipitação, estando previstos períodos de chuva a partir do início da manhã no Minho e Douro Litoral, que deverão espalhar-se pelas restantes regiões e passar a aguaceiros. O vento soprará fraco a moderado -até 30 km/h- do quadrante oeste girando para noroeste, intensificando-se nos territórios do litoral e nas terras altas -30 a 45 km/h- a partir da manhã. Deverá ocorrer uma pequena descida da temperatura máxima, com lugar de novo à presença de nevoeiro. Na Região Sul, o céu deverá estar pouco nublado, ainda que durante a tarde possam cair aguaceiros em todos os distritos. A única exceção é o distrito de Faro com previsão de céu limpo e 24 ºC de máxima.

Para quinta-feira, prevê-se chuvisco fraco no litoral Centro e períodos de céu pouco nublado ao longo da linha de costa portuguesa. À medida que caminhamos para o interior, as nuvens espessam, com céu muito nublado e queda de precipitação, em especial nos distritos de Bragança e da Guarda. Prevê-se aumento das temperaturas máximas em quase todo o território face aos valores de quarta-feira.

É bem provável que se desenvolvam as condições favoráveis à ocorrência de precipitação esta quarta-feira.

O vento soprará do quadrante norte moderado – até 30 km/h – girando a nordeste a partir do início da tarde e intensificando-se -até 45 km/h). Na Região Sul, o céu deverá estar muito nublado havendo probabilidade de chuvisco fraco nos distritos de Setúbal, Évora e Beja. Mais a sul, no Algarve não deverá chover, com o céu a apresentar-se nublado. Para sexta-feira, prevê-se ligeiro aumento das temperaturas máximas, com previsão de céu limpo em alguns distritos da Região Norte como Viana do Castelo, Aveiro e Vila Real. Ao caminharmos para sul, deverá haver períodos de céu nublado na Região Centro e na Região Sul, em particular no Algarve, deverá haver chuvisco fraco.

E nas Regiões Autónomas?

Ao longo da semana, em Ponta Delgada – capital açoriana – só deverá chover ligeiramente durante o dia de amanhã. Nos restantes dias há previsão de aumento da temperatura máxima para 22 ºC, embora com períodos de céu muito nublado. No Funchal, capital madeirense espera-se períodos de céu pouco nublado amanhã, sendo que na quarta-feira deverá chuviscar ligeiramente. Na quinta-feira, a temperatura máxima desce ligeiramente, prevendo-se vento norte a soprar forte – até 60 km/h. Na sexta-feira, prevê-se que chova com maior intensidade no Funchal.

Publicidade