Dias de “verão” em pleno outubro: assim será o tempo no fim de semana

Ao longo dos próximos dias o sol vai brilhar, acompanhado de temperaturas agradáveis, até mesmo elevadas nas horas centrais. Será mais notório quanto mais para o interior e para o sul. Mas, em muitas áreas do litoral, o tempo ameno não fará por menos. Confira a previsão!

calor; outubro; portugal; outono; estrada; árvores
O tempo para o próximo fim de semana será sinónimo de sol e estabilidade em Portugal. Até que valor de temperatura máxima subirão os termómetros?

Desde terça-feira à tarde, após a passagem de uma frente que afetou o litoral Norte e pontos dispersos do interior de Portugal continental, que a situação meteorológica estabilizou completamente no país. Tudo se deve a um anticiclone que exerce domínio total no estado do tempo, com consequência no gradual aumento das temperaturas, dia após dia.

Hoje tem predominado o céu limpo, tendo surgido algumas neblinas matinais nos pontos do litoral ocidental a sul do Cabo da Roca e do Algarve. Nos Açores persiste a situação de tempo instável, com ocorrência de precipitação por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada e vento forte de Sul. As temperaturas registaram um aumento significativo, especialmente as máximas, nas Regiões do Norte e do Centro. 

O vento continua a soprar tendencialmente de Norte ou Nordeste em todo o país, e em geral, com fraca intensidade. Na Madeira soprará de direções variáveis, proveniente do quadrante Norte no Funchal.

Amanhã, sexta-feira (8), teremos um panorama meteorológico muito semelhante ao de hoje. Continuará tempo maioritariamente soalheiro de norte a sul de Portugal continental, embora com períodos nublados muito prováveis durante a madrugada e início da manhã no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

No sábado o tempo arrefece ligeiramente

Apesar do tempo quente e seco previsto para o fim de semana, já notaremos uma amplitude térmica evidente. Horas centrais de calor, com noites frescas onde precisaremos de nos reforçar com agasalhos.

Assim, para sábado (9) a situação anticiclónica persistirá em todo o país, predominando céu limpo ou pouco nublado (nebulosidade alta), embora possam surgir períodos muito nublados no litoral entre os distritos de Aveiro e Leiria até meio da manhã. O vento mudará de direção, passando a soprar tendencialmente de Noroeste. Não obstante, em geral, soprará com pouca força. Nos Açores soprará de leste e na Madeira continuará com direções variáveis.

Domingo com mudança nas temperaturas e no regime de vento

No domingo tampouco se vão registar mudanças significativas em relação aos dias anteriores. Prevê-se, no entanto, que os períodos nublados possam durar até meio da tarde, embora com predomínio de períodos soalheiros, abarcando praticamente todo o país. Além disso, prevê-se também uma subida das temperaturas diurnas no litoral e uma descida nas das terras do interior. Os termómetros antecipam máxima de 25 ºC para a capital distrital do Porto, de 20 ºC na Guarda, 25 ºC na de Lisboa e 26 ºC na de Castelo Branco, Portalegre e Faro e, por último, 27 ºC na de Beja.

Para domingo, o tempo continuará soalheiro, embora se preveja períodos de nebulosidade ligeiramente mais longos, e vento de Norte e Leste a soprar forte, especialmente junto à costa.

O vento dominante será de Norte e Leste e salientar-se-á devido à sua intensidade. Soprará moderado, por vezes forte, em várias regiões do país, sobretudo a norte do rio Tejo. Nalguns pontos do litoral Norte, estima-se rajadas máximas de até 50 km/h! Na Madeira e nos Açores a intensidade do vento também aumentará, mantendo, em geral, a mesma direção dos dias anteriores.

O anticiclone não dá tréguas

De acordo com o nosso modelo de maior confiança (ECMWF), tudo indica que tão cedo não deveremos presenciar alterações no que diz respeito ao estado do tempo. As altas pressões vão continuar a exercer um domínio categórico, mesmo após este fim de semana, trazendo estabilidade e calor, algo anómalo para a época do ano.