Depois de um fim-de-semana com muita chuva e vento em Portugal, o início da semana poderá ser mais calmo: veja aqui!

Depois de um fim-de-semana com alguns contrastes a nível de precipitação, vento e temperaturas, como será o início da última semana de fevereiro? Consulte aqui a previsão.

Como havíamos antecipado nas nossas previsões, este fim-de-semana foi dividido em duas partes: uma (na sexta-feira e no sábado) com temperaturas baixas e com alguma precipitação que resultou em queda de neve em alguns locais e outra (no domingo), que resultou num dia com muita chuva e muito vento, especialmente no Norte e Centro do país.

Desta forma, o IPMA lançou uma série de avisos amarelos e laranja, para a maior parte dos distritos (à exceção de Castelo Branco, Évora, Portalegre e Santarém), devido à agitação marítima, ao vento e à precipitação, que deverão manter-se em vigor, pelo menos até dia 26 e 27 de fevereiro.

Como será o início da semana em Portugal continental?

Apesar de um domingo bastante chuvoso e ventoso, como já foi referido, os nossos mapas mostram que a chuva deverá abrandar já a partir de amanhã, podendo ser significativa ainda durante a madrugada, mas perdendo força à medida que as horas passam.

O dia deverá amanhecer com alguns episódios de chuva e com possível queda de neve na Serra da Estrela, Montalegre e no distrito de Bragança, na região de Macedo de Cavaleiros, Rebordãos e Quintanilha, perto da fronteira com Espanha.

Esta chuva deverá dissipar-se por completo ao final do dia, dando lugar a tempo nublado, mas sem previsão de precipitação.

distribuição da acumulação de precipitação
Acumulação da precipitação, às 21h de segunda-feira, onde é notável a incidência da mesma nas regiões Norte e Centro do país, principalmente no Minho Litoral.

Quanto às temperaturas, no início da manhã estas deverão ser negativas nas áreas supracitadas, variando entre os -3ºC e os -1ºC, denotando-se, assim, uma diminuição generalizada das temperaturas mínimas e também das máximas, um pouco por todo o país, tendo maior relevância nos distritos de interior Norte e Centro.

Sendo assim, as máximas esperadas para amanhã são de 17ºC para o distrito de Faro, seguido de 14ºC para os distritos de Beja, Santarém, Lisboa e Coimbra. A máxima mais baixa deverá ser de 6ºC para o distrito da Guarda.

em relação ao vento, este poderá manter-se ou até mesmo intensificar-se, a partir das primeiras horas da manhã, começando a abrandar, ainda que de forma pouco significativa, durante a noite.

Na terça-feira começa a ver-se alguma melhoria

A madrugada de terça-feira deverá ser seca e com alguma nebulosidade apenas no Norte do país. Porém, nas primeiras horas da manhã esta nebulosidade poderá alastrar-se para todo o país, podendo haver algumas abertas na região Sul, especialmente no Alentejo e Algarve.

A chuva deverá deixar o continente no final do dia de segunda-feira, dando lugar a dias nublados com algumas abertas e vento, que deverá enfraquecer à medida que os dias passam.

Quanto às temperaturas, deverá voltar a denotar-se uma diminuição das mínimas, em todo o país, com os termómetros a registarem -1ºC para a Guarda, seguido de 0ºC para Bragança, 1ºC para Castelo Branco e 2ºC para Portalegre e Vila Real.

As máximas não deverão ultrapassar os 17ºC em Faro. A máxima mais baixa deverá ser, novamente, para o distrito da Guarda, que deverá contar com 7ºC.

O vento continuará forte ao longo do dia, mas deverá enfraquecer nas últimas horas da noite, principalmente no litoral Norte.

Quarta-feira com mais sol e menos vento

Quarta-feira poderá contar com alguma nebulosidade ao longo do dia, mas com possibilidade de várias abertas por todo o continente português. Os nossos modelos também não dão probabilidade de chuva para este dia. O vento poderá começar a dar tréguas, sendo mais intenso ao longo da costa vicentina, ainda que mais fraco em relação aos dias anteriores.

velocidade do vento
Mapa da velocidade do ºcvento, onde podemos ver que a Sul estará mais intenso que no Norte, às 18h de quarta-feira.

As temperaturas deverão sofrer um ligeiro aumento generalizado, essencialmente nas máximas, onde os termómetros poderão atingir os 18ºC em Faro, seguidos de 17ºC para Santarém e Coimbra e de 16ºC para Lisboa e Castelo Branco.

A região transmontana será das mais frias do país, com mínimas de -1ºC para Bragança e 2ºC para Vila Real e máximas de 14ºC e 15ºC, respetivamente. Ainda assim, o distrito da Guarda registará uma máxima de apenas 9ºC, com uma mínima de 0ºC.

E nos arquipélagos?

O arquipélago da Madeira poderá contar com céu nublado, apenas com algumas abertas e chuva, que poderá dissipar-se, também, até quarta-feira. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 21ºC, no Funchal, no dia de amanhã, sendo que na terça e na quarta-feira deverá denotar-se uma diminuição da mesma, podendo os termómetros baixarem até aos 18ºC e 19ºC, respetivamente.

No arquipélago dos Açores acontece o inverso. A semana deve começar com tempo nublado, mas com chuva apenas no grupo oriental, podendo esta alastrar-se para o grupo ocidental, na quarta-feira. Terça-feira deverá contar com céu pouco nublado e sol, com temperaturas máximas compreendidas entre os 17ºC e os 19ºC.