Chuva, neve, vento e mar agitado colocam Portugal em aviso amarelo

Quinze distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido à forte agitação marítima e à previsão de queda de neve. Está também prevista a ocorrência de chuva e vento principalmente para amanhã.

Prevêem-se aguaceiros para amanhã.

O mau tempo permanece em Portugal Continental nos próximos dias colocando vários distritos em aviso amarelo. As Regiões Norte e Centro serão as mais afetadas pela ocorrência de precipitação. Associado ao mau tempo, verificam-se ligeiras descidas das temperaturas por todo o território continental. A descida da máxima será significativa nas regiões do interior. Para mais informações sobre as temperaturas, clique aqui.

Hoje estão previstos ventos soprando fraco a moderado – até 35 km/h– principalmente nos territórios compreendidos no litoral, a norte do Cabo Mondego, e nas terras altas do Norte. Para amanhã prevêem-se ventos fracos a moderados, com rajadas de 20 a 35 km/h no litoral, soprando forte até 50 km/h e atingindo por vezes, rajadas até aos 80 km/h nas terras altas. Sexta-feira os ventos soprarão até 25 km/h de noroeste, soprando de moderado a forte na costa ocidental - entre 30 e 40 km/h. Nas terras altas as rajadas de vento podem mesmo chegar aos 60 km/h. Durante o dia de amanhã, a chuva fraca e a nebulosidade intensa sentidas sobretudo no Minho e Douro Litoral darão lugar, um pouco por todo o país, a aguaceiros. A possibilidade de ocorrência de trovoada e granizo no Norte e no Centro não é de descartar.

Céu nublado e mar agitado nos próximos dias.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é altamente provável que se verifique a queda de neve acima dos 1.200/1400 metros em vários distritos do País, descendo gradualmente para a cota dos 800 metros. O período significativo de queda de neve poderá observar-se entre as 06h e as 18h de amanhã nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

No litoral, a agitação do mar vai intensificar-se colocando o funcionamento de alguns portos marítimos em causa. Ainda assim, só um está encerrado – Esposende - e alguns encontram-se condicionados – Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto. Para mais informações, clique aqui.

As ondas de noroeste notar-se-ão a partir de amanhã atingindo alturas entre os 4 e os 5 metros em dez distritos de Portugal Continental – Aveiro, Braga, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo cujo período mais crítico será entre as 03h de dia 25 e as 18h de dia 26. Em distritos como Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal as ondas de noroeste prolongam-se neste estado até às primeiras horas de sábado – 06h da manhã. Convém referir que no distrito de Faro isto acontece apenas na costa ocidental algarvia.