Chuva e trovoada manter-se-ão em Portugal por mais alguns dias e a subida das temperaturas está à vista. Saiba quando!

Depois de uns últimos dias chuvosos, com trovoada e granizo em vários pontos das regiões Norte e Centro, eis que esta semana o tempo começa com o mesmo mote, sendo esperado o regresso da trovoada já amanhã.

O dia de hoje amanheceu cinzento e chuvoso em vários pontos do Norte e Centro do país. É esperada a ocorrência de chuva para estas regiões ao longo do dia, sendo que com o passar das horas a mesma se deverá concentrar no Noroeste do continente.

No vídeo

Podemos observar uma baixa pressão a afetar o arranque desta semana em Portugal continental e uma melhoria para quarta-feira, que será "sol de pouca dura".

Para além disto, os termómetros encontram-se abaixo da normal climatológica, para esta altura do ano, em praticamente todo o território, excetuando a linha litoral, entre o Porto e Faro. Desta forma, espera-se que os valores de temperatura máxima hoje oscilem entre os 13 ºC para a Guarda e os 22 ºC para Faro.

Amanhã, terça-feira, a trovoada volta ao país

Durante a madrugada de terça-feira poderão registar-se alguns períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro, devendo estes continuarem ao longo do dia, estendendo-se ao interior. Contudo, será na região Sul que a chuva terá mais destaque, devendo ser acompanhada de trovoada.

densidade de raios
Durante a tarde de amanhã, terça-feira, espera-se que a chuva seja acompanhada de trovoada, com maior expressão na região Sul, ainda que possa afetar algumas zonas do interior da região Centro.

A partir das primeiras horas da tarde a chuva começará a intensificar-se nas regiões da Grande Lisboa, Setúbal e Ribatejo, devendo, com o passar das horas, afetar o Alto e Baixo Alentejo, com períodos de chuva forte, acompanhada de trovoada. O período mais crítico deverá ser o da tarde, sendo que ao final do dia se espera que esta instabilidade se dissipe totalmente.

Desta forma, quarta-feira será, em geral, um dia seco, não descartando a possibilidade de alguns episódios de chuva fraca e dispersa no Nordeste Transmontano e no litoral Norte e Centro.

A partir de quarta-feira as temperaturas poderão subir, mas na quinta-feira a chuva marca presença

Entre quarta e quinta-feira espera-se um aumento generalizado das temperaturas máximas, em que os valores podem variar entre os 16 ºC para a Guarda e os 24 ºC para Beja, na quinta-feira.

Apesar dos termómetros começarem a subir, a chuva volta a intensificar-se na quinta-feira, ainda que se dissipe no próprio dia.

Ainda assim, e apesar deste aumento das temperaturas, é expectável que a partir das primeiras horas da tarde a precipitação regresse à nossa geografia continental, em forma de chuva fraca, que se deverá intensificar à medida que o tempo passa e originar períodos de chuva forte, especialmente no Nordeste Transmontano. Estes períodos de chuva forte também se poderão registar no distrito de Viseu. Todavia, é esperado que ao final do dia a chuva e a nebulosidade se dissipem.

Sexta-feira e sábado esperam-se temperaturas próximas dos 30 ºC

O aumento das temperaturas máximas deverá intensificar-se na reta final da semana, com os termómetros a chegarem aos 29 ºC no Sul do país, especialmente no Baixo Alentejo, e a ultrapassarem os 26 ºC em vários pontos da faixa litoral de Norte a Sul.

anomalia térmica
Com o aumento significativo das temperaturas máximas, espera-se que a anomalia térmica se inverta de forma generalizada, passando de valores negativos em quase todo o país, para valores bastante positivos.

Assim, é esperado que a anomalia térmica positiva aumente de forma significativa, passando de valores negativos no início da semana para valores bem acima da média, como podemos observar no mapa acima, com zonas a registar temperaturas 9 ºC acima da média para a altura do ano.

No sábado os valores máximos podem mesmo chegar aos 30 ºC, também no Baixo Alentejo, aproximando-se deste valor em vários outros locais do país, especialmente na região Centro e restante região Sul. Neste dia, o distrito com a máxima mais baixa será a Guarda, com 20 ºC.

Possível reviravolta no estado do tempo entre sábado e domingo

Apesar de sábado poder contar com nebulosidade em boa parte do território, não há previsão de chuva para esse dia, contudo, esta deverá voltar ao país no domingo, a partir das primeiras horas da tarde, incidindo em vários pontos de Norte a Sul.

Segundo a atual previsão, esta poderá intensificar-se ao longo das horas, podendo originar períodos de chuva forte, especialmente na Região Norte, devendo ainda ser acompanhada de trovoada no Nordeste Transmontano. Ainda assim, é esperado que esta se dissipe ao final do dia.

Com isto, é expectável que os valores de temperatura máxima diminuam em todo o país, esperando-se uma variação entre os 18ºC para a Guarda e os 23ºC para Beja.

Tendo em conta a distância temporal desta previsão, aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias em tempo.pt.