Chuva de Junho, peçonha do mundo. Tempo em Portugal esta semana!

A chuva continua em Portugal e, de acordo com as previsões meteorológicas, a instabilidade deste final de Primavera faz jus à sabedoria popular. Será como no ditado “Chuva de Junho, peçonha do mundo”?

Junho está chuvoso. Manter-se-á assim?

Deitando um olhar pelos mapas relativos à previsão do estado de tempo, pode-se verificar que reside na atmosfera uma instabilidade atmosférica de grande dimensão. Isto deve-se, em parte, à passagem do fenómeno DANA na Península Ibérica. Em Portugal Continental pode sentir-se e observar-se sobretudo nas regiões Norte e Centro.

A Sul o que acontecerá? Espreitando os mapas de satélite vê-se nebulosidade algo espessa a atravessar o Algarve e a restante Região Sul. Atravessa quer o litoral de Setúbal e Algarve, ou seja, Sagres e a Costa Vicentina como também a Costa Sul Algarvia.

Nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira - as regiões autónomas de Portugal – poderá observar-se diferentes cenários atmosféricos.

Junho Molhado

Na região Norte de Portugal Continental é onde se verificará maior pluviosidade devido à passagem do DANA. A primavera neste ano de 2018 tem sido marcada por fortes aguaceiros e tempo instável e fora de época bem como pelo Sol que, ultimamente, aparece esporadicamente.

As Regiões Centro e Sul não serão tão afetadas pela precipitação nem pela passagem de nuvens que, espessas e negras, poderão causar ruindade a quem tanto deseja passear neste mês de festividades religiosas. Como o mês acaba de iniciar, não podemos ao certo afirmar quanto tempo durará a chuva contudo, esta semana até quinta-feira ou mesmo sexta-feira, ela será uma realidade na parte continental portuguesa.

Representação do estado de tempo em Portugal Continental, às 18h de 7 de junho de 2018.

Açores e Madeira terão cenários distintos meteorologicamente parecidos aos de Portugal Continental. Mas como estarão as ilhas e restante Portugal a médio e longo prazo?

Vento e Mar

Os ventos sopram do quadrante oeste com uma média de 13 km/h, atingindo por vezes rajadas superiores aos 30 km/h nos períodos mais críticos. O mar, segundo a Autoridade Marítima Nacional, estará algo agitado. Aliás, como se pode comprovar neste link os portos marítimos de Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão condicionados e por isso, a navegação das embarcações neste lugares não será tão fluída como o habitual.

Se é fã de tempestades na atmosfera, ou pelo menos da nebulosidade espessa e cinzenta que atinge a grande maioria da extensão continental Norte de Portugal, aproveite para tirar fotos e gravar vídeos...

A semana ainda agora iniciou e até pelo menos dia 7, está prevista precipitação ao longo de Portugal
Continental.