Calor na última semana de outubro, mas também chuva e trovoada: onde?

As depressões vão continuar a dominar o estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias. No entanto, as temperaturas vão subir em todo o país, atingindo valores fora do comum para esta altura do ano. Consulte a previsão!

chuva; trovoada; Portugal
Após as depressões Armand e Béatrice, prevê-se mais dias de chuva e trovoada em Portugal. Em que regiões será mais provável o tempo instável?

Os últimos dias foram marcados pelos efeitos das depressões Armand e Béatrice, que deixaram chuva abundante de norte a sul de Portugal continental, nalguns casos localmente forte e persistente, especialmente no Minho, Douro Litoral, Serra da Estrela e Região de Aveiro.

Estas depressões estiveram associadas a um rio atmosférico e a sua posição favoreceu vento forte de Sul/Sudoeste que acabou por arrastar ar quente até ao nosso país.

Vêm aí mais frentes: acumulações significativas no Minho e litoral a norte do Mondego

Apesar de as anteriores depressões já “terem passado à história”, afastando-se do sudoeste da Europa, uma grande depressão atlântica continua na mesma posição e, por causa disso, prevê-se a chegada de novos sistemas de baixas pressões, daí derivados, a Portugal continental.

Embora não afetem diretamente Portugal e Espanha, as suas superfícies frontais si, irão fazê-lo, podendo gerar, potencialmente, condições meteorológicas adversas, tais como vento forte e chuva abundante no nosso país durante grande parte da semana.

Todavia, nesta ocasião, a chuva ficará mais concentrada a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (com acumulações bastante expressivas no Minho e no Douro Litoral), sendo menos abundante na metade oriental (interior) do país. A Beira Litoral e a Área Metropolitana de Lisboa também poderão registar acumulações razoavelmente interessantes, do ponto de vista pluviométrico.

Também há risco de trovoada, não se excluindo a hipótese de queda de granizo, de forma dispersa e isolada, mas mais provável na faixa costeira ocidental. Quinta-feira (27) deverá ser o dia com mais agitação em termos de descarga elétricas vindas da atmosfera. Contudo, para melhor se informar acerca da probabilidade de ocorrência de atividade elétrica, consulte o nosso mapa de raios.

Calor fora do comum para a época do ano, na Península Ibérica e no resto da Europa

Ainda que este ano já estejamos habituados ao calor fora do comum, a temperatura irá voltar a subir, sobretudo a partir de amanhã (terça-feira, dia 25), com os termómetros a registarem valores bem acima do normal de norte a sul do país, embora com maior ênfase no Centro-Sul do território continental. Entre terça e sexta-feira, a anomalia térmica positiva irá acentuar-se.

Prevê-se temperatura máxima acima dos 25 ºC nalgumas localidades do Alentejo Central (Évora), Baixo Alentejo (Beja) e Algarve (Faro), ou igual a 25 ºC e de maneira pontual, nalgumas localidades das Regiões de Coimbra, Leiria e Ribatejo (Santarém).

Não obstante a grande incerteza, este estado do tempo deverá manter-se até ao final da semana, graças a uma advecção persistente de ar subtropical sobre a Península Ibérica.

É possível que, para o fim de semana, a temperatura, de lés a lés de Portugal continental suba, à medida que a depressão situada a oeste do país, e da Galiza, for enfraquecendo. O fluxo meridional (vento do quadrante Sul) irá continuar a soprar com intensidade moderada ou forte durante toda a semana.

E nos Arquipélagos?

Para os Açores prevê-se, ao longo da semana, ventos fortes de direções variáveis, alternando de Norte e Oeste, até que no final do período passará a soprar do quadrante Sul. Espera-se dias de instabilidade meteorológica, com períodos muito nublados, de chuva ou aguaceiros e também com abertas e sol. A temperatura máxima, em Ponta Delgada, oscilará entre 18 ºC e 20 ºC, e a mínima entre 14 ºC e 17 ºC.

mapa acumulação precipitação; ecmwf; Açores
Esta é a previsão de acumulação de chuva até domingo, 30 de outubro, no Arquipélago dos Açores.

Quanto à Madeira, espera-se durante os próximos dias, ventos fortes de Sudoeste e, no final da semana, a soprar de Noroeste. Estão previstos dias com variabilidade meteorológica: tempo predominantemente nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, mas a poderem surgir abertas e por vezes, céu limpo. A temperatura máxima, no Funchal, oscilará entre 22 ºC e 24 ºC, e a mínima entre 18 ºC e 20 ºC.