Aviso vermelho na Madeira: entre os dias 12 e 14, o arquipélago estará exposto a um forte temporal de chuva, vento e mar

Entre sexta-feira e domingo, uma baixa pressão isolada em altitude trará chuva intensa, vento forte e agitação marítima agreste ao arquipélago da Madeira, com especial incidência em determinadas zonas do arquipélago.
A gigantesca frente fria com milhares de quilómetros de extensão, que entre hoje e amanhã afetará Portugal continental, juntamente com o posicionamento de um forte anticiclone no centro da Europa, evoluirá para uma depressão isolada em altitude que circulará de forma retrógrada entre Marrocos, Madeira e Canárias, podendo gerar um temporal muito adverso no arquipélago da Madeira entre sexta (12) e domingo (14).
A partir de sexta-feira (12) um centro de baixas pressões deslocar-se-á para as imediações do arquipélago da Madeira, dando origem a acumulações expressivas de chuva, fortes rajadas de vento e mar muito agitado.
O inverno climatológico (1 dezembro - 28 de fevereiro) é a estação do ano em que mais chove na Madeira, porém o cenário meteorológico que o modelo europeu prevê para a reta final desta semana merece toda a nossa atenção.
A chuva acumulada poderá ser muito expressiva nalgumas zonas
Entre o meio da tarde desta quinta-feira (11) e as primeiras horas da madrugada de sexta (12) choverá com alguma abundância na Madeira, sendo pontualmente forte na Costa Norte e nas Regiões Montanhosas, em particular a partir das 21:00 de hoje (11), devido à frente fria que irá acompanhar a depressão isolada em altitude. O IPMA já ativou o aviso amarelo de precipitação para estas zonas.
Na sexta (12) de manhã a precipitação abrandará, passando a regime de aguaceiros, alguns de granizo e acompanhados de trovoada, sendo mais prováveis, frequentes e fortes na parte norte e nas zonas montanhosas da Ilha da Madeira. Contudo, nalgumas zonas da ilha poderá haver abertas. Prevê-se ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais elevados da ilha.

Nas últimas horas de sexta (12), já sob a influência da depressão isolada em altitude com circulação retrógrada, prevê-se uma nova vaga de períodos de chuva ou aguaceiros que intensificará gradualmente com o passar das horas até abrandar no meio da manhã de sábado (13). Neste período poderá nevar nos pontos mais altos da Ilha. A acumulação de neve poderá atingir 10 cm.
Não obstante, poucas horas depois, prevê-se uma terceira vaga de precipitação deste episódio de tempo adverso, que atingirá o seu momento mais crítico e expressivo na tarde e noite de sábado (13) e madrugada de domingo (14), de acordo com os mapas de previsão do modelo Europeu. A Costa Norte e as Regiões Montanhosas receberão chuva forte e persistente, sendo de intensidade moderada ou fraca nas restantes zonas do arquipélago. Nalguns momentos a precipitação poderá assumir a forma de granizo e ser acompanhada de trovoada.
Até às 23:00 de domingo (14) espera-se que as acumulações de chuva mais expressivas ocorram na vertente norte (Porto Moniz, Seixal, São Vicente, Boaventura, São Jorge, Santana, Porto da Cruz), costa oriental (Machico) e regiões montanhosas da ilha da Madeira, ultrapassando os 100 mm e podendo alcançar ou até mesmo superar os 200 mm nalguns destes locais, inclusive em alto mar. Na vertente sul da Madeira e na ilha de Porto Santo, preveem-se acumulações que oscilarão entre 30 e 60 mm.
Também haverá fortes rajadas de vento e ondulação muito agreste. Avisos laranja e vermelho ativos
A chuva não será a única protagonista do temporal adverso na Madeira. A proximidade entre o anticiclone dos Açores e a baixa pressão isolada em altitude fará com que as isóbaras se estreitem entre si, gerando intensos canais de vento que produzirão fortes rajadas e ondas muito altas.

Entre o meio da madrugada de sexta (12) e o final da madrugada de domingo (14) o vento do quadrante Norte soprará com muita intensidade na Costa Norte da Madeira, nos extremos ocidental e oriental da Costa Sul e na ilha de Porto Santo, com rajadas até 90 km/h (aviso amarelo ativo).
Neste mesmo período, nas Regiões Montanhosas (avisos amarelo e laranja ativos), o vento norte soprará forte, geralmente com rajadas até 110 km/h, podendo ser até 130 km/h na tarde e noite de sexta (12) (a partir das 12:00) e durante quase todo o dia de sábado (13) (até às 21:00).

O mar estará muito agitado, especialmente na madrugada de sábado (13), altura em que a Costa Norte e Porto Santo irão registar ondas de 8 metros, podendo mesmo atingir os 14 metros de altura máxima (aviso vermelho ativo). Na tarde e noite de sexta, e no dia de sábado (14) - excluindo a madrugada - estará ativo o aviso laranja nestas zonas por previsão de ondas de 5 a 7 metros, com potencial de atingirem 12,5 metros de altura máxima.
Na costa oeste da Madeira o momento mais crítico da ondulação marítima poderá ocorrer entre o final da tarde de sexta (12) e o meio-dia de sábado (13), com as ondas a poderem atingir uma altura significativa de 5/6 metros e uma altura máxima de 10 metros.
Recomendamos que esteja muito atento às informações publicadas pelo IPMA nos próximos dias, pois é possível que os avisos de chuva, vento e agitação marítima possam ser atualizados. A partir da Meteored, aconselhamos-lhe extrema cautela (ou até mesmo que evite) na condução rodoviária e a manter-se afastado das zonas mais expostas ao mar.