Anticiclone dos Açores "jogará" papel crucial no tempo das Regiões Autónomas portuguesas até 8 de junho: saiba como!

Esperam-se dias tendencialmente secos para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, nos próximos dias, com algumas exceções. Confira aqui a previsão!

Portugal, apesar de alguma instabilidade pontual tanto no continente como nos arquipélagos, tem apresentado um estado de tempo geralmente seco e quente. Ainda que os termómetros no continente tenham baixado, espera-se que nos próximos dias voltem a aumentar. E nos arquipélagos, como será?

No vídeo

Podemos observar as áreas mais afetadas pela chuva ao longo dos próximos dias em todo o país, incluindo as ilhas. Ainda assim, esta não será significativa.

Adivinha-se uma semana com pouca chuva para as ilhas e com temperaturas amenas, ainda que, especialmente no arquipélago da Madeira, a anomalia térmica seja negativa em boa parte da ilha com o mesmo nome.

O tempo nos Açores até domingo, dia 8 de junho

O dia de hoje contou com nebulosidade em todos os grupos de ilhas, tendo contado com algumas abertas e ainda com alguma chuva fraca especialmente no Grupo Central, ao final da tarde. Para além disto, as temperaturas máximas mantiveram-se entre os 20 ºC e os 21 ºC.

Amanhã, dia 5 de junho, não se esperam grandes surpresas, pelo que o dia neste conjunto de ilhas será nublado, podendo contar com boas abertas e com temperaturas máximas também entre os 20 ºC em Santa Cruz da Graciosa e os 21 ºC, nas restantes ilhas.

chuva prevista
É possível que o Grupo Central seja aquele que registe mais acumulação de precipitação ao longo dos próximos dias, especialmente a Ilha Terceira.

Na sexta-feira, dia 6, espera-se um dia mais chuvoso. O dia amanhecerá com chuva no Grupo Central, progredindo, com o passar das horas, para o Grupo Oriental e mais tarde para o Grupo Ocidental com períodos de chuva fraca.

Este episódio de precipitação deverá manter-se em redor do Grupo Central ao longo do dia de sábado, devendo afetar mais a ilha Terceira, sendo esperada, também, uma descida das temperaturas máximas, onde os termómetros não deverão ultrapassar os 20 ºC.

Nos Açores, espera-se uma semana geralmente estável, com alguns períodos de chuva fraca e temperaturas na ordem dos 20 ºC.

No domingo os termómetros voltam diminuir no Grupo Ocidental, sendo esperada uma máxima de 19 ºC, assim como chuva fraca a moderada ao longo da tarde, devendo dissipar-se ao final do dia. Nos restantes grupos espera-se um dia seco, com algumas abertas e temperaturas máximas na ordem dos 20 ºC.

E na Madeira?

Para a Madeira, o cenário é um pouco mais favorável em relação aos Açores e à chuva. Apesar de o dia de hoje ter começado nublado, ao longo das horas a nebulosidade dissipou-se e deu lugar a um dia soalheiro e agradável do ponto de vista térmico.

índice UV
Apesar de as temperaturas máximas não deverem exceder os 20 ºC em ambos os arquipélagos na reta final da semana, espera-se um índice UV elevado, especialmente no arquipélago da Madeira.

Amanhã, quinta-feira, e sexta, serão dias muito semelhantes, com alguma nebulosidade, esperando-se, alguns períodos de chuva fraca em ambos os dias, na Ilha da Madeira, e temperaturas máximas entre os 20 ºC, em Porto Santo, e os 22 ºC no Funchal.

A chuva poderá voltar no sábado e no domingo, também de forma pouco significativa, devendo ocorrer, no sábado, ao longo da tarde, e no domingo a partir das primeiras horas da tarde, devendo prolongar-se até ao final do dia. Nestes dias, não se esperam temperaturas máximas acima dos 20 ºC.