Anticiclone dos Açores "jogará" papel crucial no tempo das Regiões Autónomas portuguesas até 8 de junho: saiba como!

Esperam-se dias tendencialmente secos para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, nos próximos dias, com algumas exceções. Confira aqui a previsão!
Portugal, apesar de alguma instabilidade pontual tanto no continente como nos arquipélagos, tem apresentado um estado de tempo geralmente seco e quente. Ainda que os termómetros no continente tenham baixado, espera-se que nos próximos dias voltem a aumentar. E nos arquipélagos, como será?
Podemos observar as áreas mais afetadas pela chuva ao longo dos próximos dias em todo o país, incluindo as ilhas. Ainda assim, esta não será significativa.
Adivinha-se uma semana com pouca chuva para as ilhas e com temperaturas amenas, ainda que, especialmente no arquipélago da Madeira, a anomalia térmica seja negativa em boa parte da ilha com o mesmo nome.
O tempo nos Açores até domingo, dia 8 de junho
O dia de hoje contou com nebulosidade em todos os grupos de ilhas, tendo contado com algumas abertas e ainda com alguma chuva fraca especialmente no Grupo Central, ao final da tarde. Para além disto, as temperaturas máximas mantiveram-se entre os 20 ºC e os 21 ºC.
Amanhã, dia 5 de junho, não se esperam grandes surpresas, pelo que o dia neste conjunto de ilhas será nublado, podendo contar com boas abertas e com temperaturas máximas também entre os 20 ºC em Santa Cruz da Graciosa e os 21 ºC, nas restantes ilhas.

Na sexta-feira, dia 6, espera-se um dia mais chuvoso. O dia amanhecerá com chuva no Grupo Central, progredindo, com o passar das horas, para o Grupo Oriental e mais tarde para o Grupo Ocidental com períodos de chuva fraca.
Este episódio de precipitação deverá manter-se em redor do Grupo Central ao longo do dia de sábado, devendo afetar mais a ilha Terceira, sendo esperada, também, uma descida das temperaturas máximas, onde os termómetros não deverão ultrapassar os 20 ºC.
No domingo os termómetros voltam diminuir no Grupo Ocidental, sendo esperada uma máxima de 19 ºC, assim como chuva fraca a moderada ao longo da tarde, devendo dissipar-se ao final do dia. Nos restantes grupos espera-se um dia seco, com algumas abertas e temperaturas máximas na ordem dos 20 ºC.
E na Madeira?
Para a Madeira, o cenário é um pouco mais favorável em relação aos Açores e à chuva. Apesar de o dia de hoje ter começado nublado, ao longo das horas a nebulosidade dissipou-se e deu lugar a um dia soalheiro e agradável do ponto de vista térmico.

Amanhã, quinta-feira, e sexta, serão dias muito semelhantes, com alguma nebulosidade, esperando-se, alguns períodos de chuva fraca em ambos os dias, na Ilha da Madeira, e temperaturas máximas entre os 20 ºC, em Porto Santo, e os 22 ºC no Funchal.
A chuva poderá voltar no sábado e no domingo, também de forma pouco significativa, devendo ocorrer, no sábado, ao longo da tarde, e no domingo a partir das primeiras horas da tarde, devendo prolongar-se até ao final do dia. Nestes dias, não se esperam temperaturas máximas acima dos 20 ºC.