Açores sob aviso amarelo de chuva devido à tempestade Francis: período mais crítico nas próximas horas

Todos os grupos de ilhas dos Açores se encontram sob aviso amarelo devido à precipitação, por vezes, forte, sentida no arquipélago. Esta deve-se à tempestade Francis, nomeada pelo IPMA.

Num comunicado emitido pelo IPMA, ontem à noite, foi nomeada a tempestade Francis, que inclusive resultou na emissão de aviso amarelo de chuva para todo o arquipélago dos Açores, ao longo do dia de hoje.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Segundo o IPMA, o Grupo Ocidental contou com aviso amarelo devido à precipitação, por vezes, forte, entre as 12:44h e as 18h do dia de hoje. Os grupos Central e Oriental encontram-se sob o mesmo aviso desde as 12:44h e as 15h, respetivamente. Aqui, o aviso permamecerá em vigor até à meia-noite de amanhã, dia 31.

As próximas horas serão as mais críticas, especialmente para o Grupo Central e Oriental

Ainda que nas últimas horas se tenham registado vários períodos de chuva forte em várias ilhas, especialmente no Grupo Ocidental, nas próximas horas espera-se o mesmo cenário para os restantes grupos, especialmente para o Central, onde podem cair até 12.1 mm de chuva, por hora, na Ilha do Pico, como podemos observar no mapa abaixo.

chuva prevista
Distribuição da precipitação às 21h de terça-feira, dia 30, no arquipélago dos Açores.

Apesar de, segundo os nossos mapas, já estar a chover em boa parte deste território insular, com chuva fraca a moderada, os mesmos mostram-nos que a partir das 20h a chuva poderá intensificar-se, dando origem a episódios de chuva forte tanto no Grupo Central como no Oriental. Esta chuva forte poderá persistir até às últimas horas do dia e primeiras horas da madrugada de amanhã, dia 31.

As ilhas do Pico, São Jorge e Graciosa, poderão contar com os valores mais elevados de acumulação de precipitação, até às 23h do dia 31. Valores estes que poderão chegar aos 40 mm no Pico e na Graciosa e ultrapassar os 45 mm em São Jorge.

Algumas ilhas poderão contar com chuva na Passagem de Ano

Para quem gosta de festejar a transição de ano na rua, estas podem não ser as melhores notícias. Ainda assim, espera-se uma melhoria gradual do estado de tempo na próxima madrugada, podendo o arquipélago contar apenas com alguma chuva fraca e pontual nos grupos Central e Oriental.

Contudo, para quem vive no Grupo Central poderá ter que arranjar um plano B, caso esteja a planear festejar ao ar livre, pois a mais recente atualização do ECMWF mostra uma intensificação da chuva a partir das 20h de amanhã, dia 31. Esta intensificação poderá persistir nas horas seguintes, até às primeiras horas de 2026, ainda que com maior expressão nas ilhas do Pico e Faial.

Desta forma, espera-se que o primeiro dia do novo ano conte com chuva fraca, com maior incidência no Grupo Central, seguido do Oriental e do Ocidental, que também poderá registar alguns aguaceiros fracos e dispersos ao longo da madrugada.