Nova previsão para fevereiro: o que diz o modelo europeu sobre o que vai acontecer em Portugal

A chegada de várias depressões a Portugal tem fustigado o país de Norte a Sul, afetando também os arquipélagos. Para os próximos dias a tendência mantém-se, mas será o mês todo assim? Confira aqui a previsão!

Fevereiro conta com uma anomalia de precipitação mensal positiva, superior a 50%.
Fevereiro conta com uma anomalia de precipitação mensal positiva, superior a 50%.

O segundo mês do ano já conta com uma semana de chuva consecutiva, quase sem tréguas em boa parte do país. Os próximos dias ainda trarão mais precipitação, como avançamos noutras previsões. Será esta a tendência até ao final do mês? Descubra aqui!

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O dia de hoje conta com chuva, por vezes forte, especialmente no Centro e Sul do país, devido à tempestade Marta. O vento forte também fará parte do cenário nas próximas horas, porém, espera-se uma melhoria gradual do estado de tempo a partir das 17h, ainda que a chuva possa perdurar durante o fim de semana.

Mês de fevereiro contará com anomalia de precipitação positiva

O ECMWF, modelo europeu e nosso modelo de confiança, aponta para alguns contrastes para este mês, à medida que o mesmo se desenvolve. Tanto a nível de chuva, como ao nível da temperatura. O principal contraste que "salta à vista", é a disparidade da chuva entre a semana de 9 a 16 e a semana de 16 a 23 de fevereiro.

Segundo a mais recente atualização do ECMWF (modelo europeu), fevereiro será um mês com bastante chuva. No entanto, espera-se que a primeira quinzena seja a mais chuvosa.
Segundo a mais recente atualização do ECMWF (modelo europeu), fevereiro será um mês com bastante chuva. No entanto, espera-se que a primeira quinzena seja a mais chuvosa.

Ora, nessa semana compreendida entre 9 e 16 deste mês, os mapas de anomalia semanal mostram-nos valores de precipitação acima da média em praticamente toda a geografia continental (com exceção de uma parte do Algarve - Sotavento, principalmente). Os arquipélagos mostram valores normais ou abaixo da média. Nota para o litoral Norte e Centro, que é a região que conta com uma anomalia positiva mais vincada (igual ou superior a 90%), seguido do resto da região Centro e uma parte do Sul.

Já na semana seguinte o caso muda de figura. Segundo a atual previsão, a semana entre 16 e 23 de fevereiro mostra valores um pouco mais animadores para quem está cansado de chuva. Ainda que o noroeste do país apresente valores de anomalia um pouco acima da média (entre 10 a 30%), o resto do continente mostra valores dentro do normal para a época ou, no caso do Sul, valores abaixo do normal (até 10%), indicando que nesta região possa chover menos do que a média.

A semana entre 16 e 23 de fevereiro mostra valores um pouco mais animadores para quem está cansado de chuva.

Para este intervalo de tempo, o Grupo Ocidental dos Açores mostra uma anomalia positiva, até 60%; o restante arquipélago mostra valores nulos de anomalia, indicando valores normais para a época. A Madeira poderá continuar a registar valores abaixo da média. Assim, e com base na previsão da semana seguinte, correspondente à última do mês, que mostra valores dentro da média em todo o país, tudo aponta para uma segunda quinzena de fevereiro mais calma do ponto de vista da chuva.

As temperaturas deverão manter-se acima da média

Em relação à temperatura, é esperado um mês de fevereiro mais quente do que o normal. No entanto, esta anomalia mais vincada não se denotará de forma homogénea, visto que a mesma deverá diminuir nas próximas semanas.

As temperaturas deverão manter-se acima da média em boa parte do país até ao final do mês. Mas esta anomalia será mais expressiva nos próximos dias.
As temperaturas deverão manter-se acima da média em boa parte do país até ao final do mês. Mas esta anomalia será mais expressiva nos próximos dias.

Ao que tudo indica, as anomalias positivas mais expressivas poderão registar-se na próxima semana, entre os dias 9 e 16. Os mapas indicam uma boa parte do país, especialmente a faixa interior de Norte a Sul, com uma anomalia de entre 3 ºC a 6 ºC acima do normal para a época. Já no litoral, esta anomalia mantém-se entre 1 ºC e os 3 ºC. Para os arquipélagos também se registarão anomalias positivas, onde nos Açores as mesmas poderão oscilar entre 1 ºC e 3 ºC e na Madeira até 1 ºC, acima da média.

Nas duas semanas seguintes, entre o dia 16 e o dia 2 de março, esperam-se anomalias positivas menos pronunciadas, com valores de até 1ºC acima da média, em praticamente todo o país, menos no litoral alentejano e algarvio, cujos valores são dentro no expectável, e na Madeira, cujos valores também se encontram dentro da média.

Ainda assim, fevereiro poderá ser um mês bastante chuvoso e mais quente que o normal, segundo a mais recente atualização do ECMWF. Desta forma, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões diárias.