A chuva está de volta a Portugal Continental: saiba onde poderá chover mais

Depois de dias soalheiros e com temperaturas baixas, típicas desta altura do ano, haverá uma nova alteração no estado de tempo nas próximas horas. Saiba mais aqui!

Depois de alguns dias consecutivos sem chuva, com sol e temperaturas baixas, o panorama meteorológico vai sofrer algumas alterações nas próximas horas, em Portugal Continental.

Como fomos avançando nas nossas previsões, Portugal será atingido por um rio atmosférico que trará ocorrência de precipitação essencialmente nas regiões do Minho e Douro, com especial incidência no Minho.

vento
Velocidade do vento às 13h de quarta-feira.

A velocidade do vento também poderá intensificar-se na costa litoral, a norte do Cabo Carvoeiro, ao longo do dia de hoje e amanhã, como podemos ver na imagem acima.

Chuva e temperatura: os valores das próximas horas

A última semana do ano iniciou-se com temperaturas baixas, especialmente no interior do país, onde as mínimas atingiram valores negativos nos distritos de Bragança, Guarda e Vila Real, tendo o distrito de Bragança atingido os 4 ºC negativos na madrugada de hoje (quarta-feira).

Apesar da semana ter iniciado fria e seca, haverá uma alteração que trará chuva e um aumento ligeiro das temperaturas.

Contudo, e após dias soalheiros, a chuva poderá estar de volta ao continente português já a partir do final do dia de hoje, onde esta deverá entrar no nosso território pela região minhota e prolongar-se para a região do Douro e interior, ainda que a maior incidência seja no Minho, como podemos observar na imagem abaixo.

Apesar da entrada deste rio atmosférico ter sido pelo Minho, é possível que o mesmo se desloque ligeiramente para sul, podendo incidir sobre a região Centro do país, a partir do final do dia de amanhã ou início de sexta-feira.

precipitação
Valor de precipitação às 7h de quinta-feira.


Desta forma, as temperaturas mínimas sofrerão um aumento generalizado, já a partir de amanhã, ainda que nos distritos do interior se continuem a registar valores baixos, como 2 ºC e 3ºC, em Bragança e Guarda, respetivamente, apesar de não haver registo de temperaturas negativas.

Quanto à nebulosidade, à exceção da região do Algarve, o dia de hoje será nublado com algumas abertas na maior parte do país, onde a temperatura máxima deverá chegar aos 16 ºC no distrito de Beja.

Assim, o dia de amanhã seguirá a mesma tendência, sendo que mesmo a região algarvia poderá ficar coberta de nuvens, com apenas algumas abertas, ainda que sem previsão de precipitação.

E nas ilhas?

O arquipélago dos Açores deverá registar um ligeiro aumento da temperatura em todas as ilhas, onde os termómetros poderão chegar aos 17 ºC. Não há previsão de chuva para as próximas horas.

Em relação ao arquipélago da Madeira, poderá haver um ligeiro aumento da temperatura máxima em algumas regiões, para os 21 ºC, podendo haver, também, ocorrência de precipitação em São Vicente e Calheta, no dia de amanhã.