Repelente natural e ecológico: use pepino para proteger o seu jardim de caracóis e lesmas

Jardins repletos de plantas saudáveis são um autêntico motivo de orgulho e satisfação para os seus donos. Porém, há um problema comum a todos eles: os caracóis e as lesmas. Saiba como proteger o seu jardim!

caracóis lesmas pepino
O pepino é uma solução 'low-cost', ecológica e sustentável, fácil de implementar e que é capaz de eliminar caracóis e lesmas do seu jardim ou horta, sem causar danos no ecossistema.

Jardins, canteiros e/ou hortas repletos de plantas, legumes e vegetais saudáveis são uma autêntica fonte de felicidade para os seus donos. Porém, há um problema comum a todos eles: os caracóis e as lesmas. Estes pequenos animais têm por hábito aparecer em dias húmidos e/ou chuvosos ou durante a noite, sendo capazes de destruir folhas tenras, rebentos e flores num reduzido espaço de tempo.

Pepino, uma solução natural, económica e livre de produtos químicos e que funciona como uma armadilha ecológica

Se pretende remover este problema de forma natural, económica e sem recurso à utilização de produtos químicos, a eficácia de algo tão simples como uma fatia de pepino vai impressioná-lo. É mesmo verdade: uma fatia de pepino pode ser o suficiente para atrair e eliminar caracóis e lesmas, sem que o seu jardim ou horta fique exposto a danos ou estragos de natureza química.

O pepino é um vegetal nutritivo e que possui poucas calorias, dado que é rico em água (mais de 95%), minerais e antioxidantes. É benéfico para a saúde pois favorece a perda de peso, mantém o organismo hidratado e promove uma melhoria do funcionamento do intestino. Além disto, ajuda a reduzir a gordura do corpo e a regular o açúcar no sangue e a pressão arterial.

Tudo isto se deve ao aroma expelido pelo pepino, sobretudo quando está na sua fase madura, e ao seu teor de água. O seu odor age como um íman natural para os caracóis e lesmas, que sentem atraídos pelo 'perfume' fresco deste vegetal.

Como aplicar esta técnica?

De modo a aplicar esta solução, deve recorrer ao corte de algumas rodelas de pepino, colocando-as em zonas estratégicas do jardim, preferencialmente perto das plantas que deseja proteger.

O mais recomendável é aproveitar o período noturno para o fazer, altura em que os referidos moluscos estão mais ativos e saem dos seus esconderijos à procura de comida. Pode utilizar um cartão húmido ou um recipiente baixo como suporte, uma vez que estes animais procurarão refúgio depois de se alimentarem.

No dia seguinte, basta analisar os locais onde deixou as rodelas e retirar com cuidado os animais que se aproximaram. Trata-se de uma técnica muito útil para reduzir a população de moluscos, sem a necessidade de recorrer a produtos quimicamente agressivos que possam afetar ou destruir parcialmente o ecossistema do jardim ou até mesmo condicionar os seus animais de estimação (se os tiver).

É a alternativa ideal para quem procura ser ecológico e sustentável

Se procura ser ecológico e sustentável, esta é a alternativa perfeita. Além disto, é uma solução de baixo custo e fácil de aplicar. Não requer nenhuma preparação complexa ou ferramentas especiais e pode repeti-la as vezes que precisar, usando, por exemplo, restos de cozinha que, de outra forma, iriam para o lixo.

Referências da notícia

Com apenas uma fatia de pepino, faça este repelente para eliminar lesmas e caracóis do seu jardim. Acanto revista. 4 de agosto 2025.

Pepino: 12 benefícios, informação nutricional (e receitas saudáveis). Tua Saúde. Karla Leal. Janeiro 2024.