Proteja o lírio africano no inverno e desfrute de flores perfeitas na primavera
Possui um Agapanthus? Saiba o que fazer nos seus vasos e canteiros para preparar esta planta, também conhecida como lírio africano, para o inverno e posteriormente, poder desfrutar da sua beleza na primavera e verão.

O lírio africano (Agapanthus) é uma planta herbácea perene, nativa da África do Sul, é caracterizada por folhas longas e estreitas, de cor verde-escura, bem como por inflorescências em forma de bola com flores tubulares azuis ou brancas. Pode alcançar entre 60 cm e 1,2 metros de altura. Além disto, trata-se de uma planta de baixa manutenção que adiciona cor e vida ao seu jardim. A sua resistência ao inverno e o fácil cuidado tornam-na uma escolha popular entre os jardineiros. E as suas flores azuis vibrantes acrescentam um toque de exotismo ao ambiente.
Antes das primeiras geadas, chega o momento de preparar o Agapanthus para o descanso de inverno. Para tal, comece por cortar todos os caules de flores velhos e remova as folhas amarelas. Em geral, as espécies perenes (Agapanthus africanus, Agapanthus praecox) são sensíveis ao frio e, portanto, devem ser plantadas em vasos para que possam passar o inverno dentro de casa. As agapanthus caducas, como a Agapanthus campanulatus, são mais resistentes e podem permanecer ao ar livre em canteiros em regiões com clima ameno, desde que recebam a proteção adequada no inverno.
Agapanthus em vaso: um local fresco durante o inverno é ideal
O Agapanthus em vaso deve ser colocado num local fresco e escuro, com uma temperatura inferior a 10 ºC, como uma garagem ou uma cave. Se o local for demasiado quente durante o inverno, o Agapanthus poderá não produzir flores ou produzir poucas flores na primavera e/ou verão. Uma estufa fresca também é um local adequado para a planta passar o inverno. No entanto, a luminosidade faz com que a planta floresça mais cedo do que o habitual no ano seguinte.
Durante a estação fria, regue com moderação para evitar o encharcamento e, consequentemente, o apodrecimento das raízes. A partir de abril, o Agapanthus pode ser colocado novamente ao ar livre, mas deve ser protegido contra geadas tardias, como as que ocorrem até meados de maio, recorrendo a coberturas ou plástico. A cobertura vegetal morta do solo e folhas secas protegem os Agapanthus plantados no canteiro.
Espécimes grandes de Agapanthus devem ser divididos antes do inverno
Quando os espécimes de Agapanthus atingem dimensões particularmente grandes, pode ser um desafio encontrar um local suficientemente grande para o inverno, bem como o transporte até esse local. Nesse caso, recomenda-se dividir previamente a raiz da planta perene, e transplantá-la para vasos menores separados. Dessa forma, o Agapanthus também se propaga em simultâneo.
Referências da notícia
Lírio azul africano. Plantazon.pt
Agapanthus überwintern: So klappt es in Kübel und Beet. NDR.de. 17 novembro 2025.