As melhores plantas de interior para um espaço soalheiro ou à sombra em sua casa

Crie um aconchego verde em casa para alegrar o seu humor neste inverno, quer tenha um espaço luminoso e arejado junto a uma janela, quer tenha um canto pequeno e escuro. Partilhamos consigo algumas dicas para criar uma sala confortável - um espaço concebido para relaxar, incorporando a natureza através do esplendor das plantas.

Mesmo os espaços mais escuros nos cantos da sua casa podem ser um refúgio para as plantas.

Ter algumas plantas à volta pode criar um efeito de casulo que é perfeito para um pequeno aconchego em sua casa. Quer pinte de verde as suas paredes ou introduza folhagem, aqui ficam algumas dicas sobre o que pode incluir num aconchegante refúgio verde.

O que é um aconchego?

Um aconchego é diferente de uma sala de estar, de um canto de descanso ou de um recanto de leitura, de acordo com a Martha Stewart - que define um aconchego como uma área autónoma reservada para relaxar em solidão, com um animal de estimação ou com os entes queridos.

Uma vez que muitos de nós trabalham em casa, este pode ser o local perfeito para fazer uma pausa, ou simplesmente para obter algum espaço pessoal do caos que pode surgir numa família ocupada.

Ao construir um aconchego, pode incluir tudo o que lhe traz uma sensação de conforto, quer se trate de mobiliário de pelúcia, cobertores quentes, silêncio, iluminação ambiente ou até mesmo uma poltrona vintage que o transporta de volta no tempo.

Para os amantes de plantas, talvez a vegetação natural seja a melhor forma de lhe proporcionar essa sensação de conforto. Mas antes de escolher as suas plantas, deve decidir onde colocar a sua sala de aconchego.

De acordo com Maggie Griffin, designer de interiores e proprietária da Maggie Griffin Design, o aconchego pode ser um espaço divertido e escondido que pode estar num canto de uma casa ou fora das áreas de estar principais.

Se a divisão lhe parecer particularmente estranha ou pequena, isso pode ser um dos melhores aconchegos, sugerem os designers! No entanto, vale a pena ter em conta a luz que entra ao fazer o seu design e ao escolher as suas plantas.

Plantas de luz natural para o seu aconchego

Se tiver muita luz a entrar, particularmente num peitoril de janela virado a sul, algumas plantas irão prosperar, mas outras não. As plantas de interior, como os cactos e as suculentas, provêm normalmente de habitats desérticos, pelo que apreciam o calor e a secura.

As plantas que gostam de luz e calor ficarão bem junto a uma janela confortável.

Aloé vera, cactos e kalanchoes dão-se bem num parapeito de janela quente e soalheiro - e não precisam de ser constantemente regados.

Aloe vera

Esta planta suculenta tem folhas distintas, grossas e cheias com o remédio de aloé pronto, que pode aplicar em pequenas queimaduras ou em certos problemas de pele.

Cactos

Com a sua combinação de aspeto bonito, mas espinhoso, os cactos podem estranhamente criar uma sensação de conforto num espaço pequeno que pode aquecer facilmente, ou onde se pode esquecer de regar frequentemente. Talvez o momento mais especial de ter um cacto seja quando produzem flores, como a espécie Rebutia.

Katy Flamejante

Se gosta de flores coloridas, experimente a Katy Flamejante (Kalanchoe blossfeldiana) que é conhecida pelas suas flores vermelhas, rosas, amarelas, laranjas e outras. As suas folhas são verde floresta e têm também uma forma floral, acrescentando algum verde a qualquer espaço.

Plantas com pouca luz para o seu aconchego

Se não tiver uma janela clara e arejada que permita a entrada de sol e calor, não se preocupe. Há muitas plantas que se dão bem à sombra, uma vez que muitas se habituaram ao solo escuro e húmido das florestas.

A planta de ferro fundido (Aspidistra) é tão forte como parece - estas plantas foram historicamente introduzidas nos quartos vitorianos, uma vez que conseguiam lidar com espaços escuros e com correntes de ar, bem como com os céus poluídos pelo carvão das cidades vitorianas no passado.

Begónias

As begónias são arrojadas e bonitas nas suas cores vibrantes e padrões vivos. Se o seu estilo é grande, ousado e colorido, talvez se sinta à vontade num espaço confortável com estas plantas! Elas vêm do solo das florestas pouco iluminadas.

Begonia, interior design, home.
Bonita planta de casa tropical ‘Begonia Maculata’ com pontos brancos num vaso de cerâmica cinzenta num suporte de madeira para plantas.

Pode escolher o tipo de begónia que melhor se adapta ao seu ambiente, desde as begónias em forma de asa de anjo (B. rex) até às begónias tropicais em forma de bolinhas (B. maculata), para um ambiente mais vintage.

Fetos

Os fetos são sempre uma aposta segura quando se trata da sua exposição de plantas de interior, uma vez que se adaptam a ambientes sombrios. Para criar a verdadeira sensação de folhagem verde, estas folhas rugosas podem ajudar a criar uma moldura verde à volta das plantas que escolheu.

Existem também muitos tipos diferentes de fetos, como o feto espada “Bostoniesis” ou o feto de Boston (Nephrolepis exaltata “Bostononiensis”). Tenha em atenção que, ao contrário das suculentas, os fetos precisam de ser regados regularmente.

Referências da notícia

Best houseplants for sunny rooms. Gareth Richards and Christopher J Young. RHS.

Best houseplants for dark and shady rooms. Gareth Richards and Christopher J Young. RHS.