Plantas perfeitas para ambientes com pouca luz: conheça 5 espécies fáceis de cuidar
As plantas dentro de casa trazem beleza para o ambiente e melhoram a qualidade do ar. Algumas espécies adaptam-se bem a ambientes internos e com pouca luminosidade, facilitando o seu cuidado. Conheça aqui 5 delas.

Além de servirem como um belo elemento decorativo, as plantas dentro de casa ajudam a melhorar o bem-estar físico e mental e a purificar o ar. E algumas espécies adaptam-se bem a ambientes internos e variam em necessidade de luz, com algumas a prosperarem com pouca luminosidade.
Conheça aqui 5 destas espécies que sobrevivem com pouca luz e são fáceis de cuidar.
5 plantas para pouca luz: verde e vida mesmo em ambientes internos sombreados
Muitas pessoas acabam por desistir de ter plantas dentro de casa por acreditarem que não possuem a luz necessária para o cultivo. Mas saiba que existem espécies que gostam de pouca luz e se adaptam muito bem em ambientes internos.
Estas espécies são muito conhecidas pela sua capacidade de prosperar mesmo em locais com iluminação limitada, seja em banheiro, quarto ou cozinha.
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
A zamioculca é uma folhagem ornamental, popular pela rusticidade e beleza, principalmente quando usada em interiores e outros locais de baixa luminosidade.
É extremamente resistente, tem folhas brilhantes e tolera pouquíssima luz e pouca água, com regas espaçadas. É uma ótima opção para quem tem pouca experiência; basta evitar o excesso de água e os locais da casa com sol direto.
Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)
É uma planta com folhas rígidas, eretas e semelhantes a espadas, muito utilizada para designs de interiores contemporâneos. Adaptam-se a diferentes condições de cultivo. Podem suportar sol pleno como também pouca luz – embora prosperem melhor sob luz solar indireta.
E como são nativas dos desertos áridos da África Ocidental, não precisam de muita água, especialmente no inverno. As regas podem ser espaçadas.
Jiboia verde (Epipremnum pinnatum)
Também conhecida como Hera do Diabo, esta planta tem facilidade de cuidado e durabilidade. Apesar de gostar de luz solar, ela prospera bem também com pouca luz. É uma planta resistente e popular que filtra toxinas do ar como formaldeído, benzeno e tricloroetileno, segundo estudo da NASA.

Cresce bem em locais com luz indireta, tolera regas espaçadas e pode ser cultivada como trepadeira ou pendente.
Palmeira camedórea-elegante (Chamaedorea elegans)
Esta palmeira é de pequeno porte, com altura a poder variar de 60 cm a 2,40 metros. É resistente, de crescimento lento e desenvolve-se em diversas situações de luz e espaços apertados. Também se adapta facilmente em lugares com sombra.

Requer poucos cuidados e também é uma excelente purificadora de ar. Evite luz solar direta, pois o sol pode queimar as suas folhas. As regas podem ser espaçadas, de uma a duas vezes por semana.
Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
É uma planta imponente, com linda folhagem recortada, e perfeita para decorar ambientes internos e externos. E cultivá-la é bastante simples, desde que atenda às suas necessidades básicas.
Prefere ambientes com luz difusa. O solo deve ficar húmido, mas não encharcado. Precisa de regas regulares, mas aguarde sempre que o solo seque levemente entre as regas. Borrife água nas folhas em dias secos. Evite sol direto, pois pode queimar as folhas.
Referências da notícia
Estas 15 plantas gostam de sombra e são boas para criar dentro de casa. 11 de janeiro, 2026. Adelina Lima.
35 plantas para apartamento com pouco sol e dicas de cultivo. 28 de março, 2025. Aline Melo.
11 plantas fáceis de cuidar que precisam de pouca luz. 12 de janeiro, 2026. Redação Casa Abril.