Cuidados com o relvado no verão: Dicas de peritos para manter o seu relvado verde e saudável, mesmo com calor extremo

Não deixe que o calor extremo seja uma desculpa para não cuidar do seu jardim. Hoje explicamos-lhe como proteger o seu relvado durante este período e mantê-lo viçoso, fresco e verde durante todo o verão.

Relvado
Um relvado bem cuidado no verão pode ajudar a reduzir a temperatura do ar à volta da sua casa até 3 °C, criando um microclima mais agradável e sustentável.

Desde o início do mês que Espanha (e também Portugal) enfrenta uma onda de calor invulgarmente prolongada e, para além dos problemas que causa às pessoas - que precisam de se hidratar a dobrar -, outras vítimas são as plantas em geral e os relvados em particular. Nestas condições, manter o seu relvado verde e saudável não é tarefa fácil, mas com um planeamento adequado é perfeitamente possível.

Conselhos práticos para o relvado do seu jardim

Como qualquer outro ser vivo, a relva sofre de stress quando o calor se combina com o solo seco. Aparecem manchas amarelas, o crescimento abranda e as raízes podem enfraquecer. É por isso que é essencial aplicar cuidados específicos adaptados a este período.

Sem dúvida, a rega é o fator mais importante no verão. Para evitar a evaporação rápida, regue sempre ao amanhecer, entre as 6 e as 8 horas, ou ao entardecer, quando a temperatura desce e a relva absorve melhor a humidade.

Recomenda-se que aplique entre 20 e 25 litros de água por metro quadrado duas ou três vezes por semana, dependendo do tipo de relvado e do clima local. É preferível regar em profundidade menos vezes do que regar ligeiramente todos os dias, o que só favorece as raízes fracas.

Um relvado mais alto resiste melhor ao calor e retém a humidade

No verão, é aconselhável aumentar a altura do cortador entre 6 e 8 centímetros, embora isso dependa também do tipo de relva que tem.

Um relvado mais alto protege as suas próprias raízes, retém melhor a humidade e reduz a temperatura do solo.

Além disso, se as aparas de relva estiverem boas, é uma boa ideia deixá-las no relvado como “mulching”, uma vez que funcionam como uma cobertura protetora contra o sol. Esta camada orgânica não só ajuda a reter a humidade do solo e a reduzir a frequência da rega, como também, à medida que se decompõe, adiciona nutrientes que melhoram naturalmente a qualidade do solo.

A fertilização ligeira no verão mantém o relvado saudável sem o stressar

Evite fertilizar o relvado durante uma onda de calor. Embora os fertilizantes forneçam nutrientes, a sua aplicação a temperaturas extremas pode queimar as folhas e danificar as raízes.

O ideal é que fertilize o seu relvado no início do verão com um produto de libertação lenta. Se precisar de dar um impulso ao seu relvado em agosto, opte por fertilizantes líquidos orgânicos e aplique-os ao fim da tarde, após a rega.

Arejar e desbastar o relvado melhora a saúde do solo no verão

Se o seu relvado tiver zonas compactadas ou ficar facilmente encharcado, está na altura de arejar. Arejar o solo permite que o oxigénio, a água e os nutrientes cheguem mais facilmente às raízes. Para os relvados em climas quentes, recomenda-se que o faça uma vez por verão, especialmente antes de uma vaga de calor.

A desfolhagem, por sua vez, ajuda a remover o colmo da superfície que impede a absorção de água. Este colmo é uma camada de resíduos orgânicos, raízes e folhas secas que se acumulam entre o relvado e o solo. Se não for removida periodicamente, pode sufocar as raízes e favorecer o aparecimento de fungos e doenças.

Como proteger o seu relvado durante uma onda de calor

Durante os dias mais extremos do verão, como os desta semana, o relvado entra em modo de sobrevivência. Se aparecerem zonas amarelas ou secas, é melhor não cortar a relva ou regar em excesso, pois isso pode agravar o stress da planta.

Em vez disso, evite caminhar sobre ela para não danificar as lâminas enfraquecidas e proteja as zonas mais expostas com uma rede de sombra que reduza a exposição direta ao sol. Se as temperaturas ultrapassarem os 40 °C, é melhor adaptar a rega - aplique-a com mais frequência mas em menor quantidade para manter a humidade à superfície sem saturar o solo.