Como é que as florestas ajudam os agricultores?

Segundo os peritos, a proteção e a recuperação das florestas são cruciais para promover uma agricultura resistente às alterações climáticas, os meios de subsistência rurais e a segurança alimentar e hídrica a nível mundial.

Os sistemas agrícolas que incorporam árvores são mais resistentes às alterações climáticas.

As florestas constituem um sistema de apoio vital para a agricultura, pois moderam as temperaturas, mantêm a precipitação e estabilizam o clima local.

Um relatório de especialistas em alimentação e agricultura descreve como os governos e as empresas devem considerar as florestas e a agricultura em conjunto para garantir a resiliência dos sistemas alimentares às alterações climáticas.

O relatório refere que a perda de florestas afeta diretamente o clima local e a agricultura, nomeadamente através da redução da evapotranspiração (o processo pelo qual a água é transferida da terra para a atmosfera), o que, por sua vez, aumenta as temperaturas locais e altera os padrões de chuva.

As florestas e as árvores são frequentemente vistas como concorrentes da agricultura pela terra ou como secundárias em relação à agricultura, mas a conservação e recuperação das florestas é, de facto, crucial para aumentar a produtividade agrícola.

A investigação revelou que a evapotranspiração diminuiu até 30% nas florestas tropicais convertidas em terras agrícolas no Brasil.

As florestas que atravessam as fronteiras nacionais fornecem até 40% da precipitação anual em 155 países, o que sublinha a necessidade de as proteger não só para os seus benefícios locais, mas também para uma produção alimentar global estável.

Impactos na saúde

Segundo os especialistas, as florestas também protegem a saúde humana num mundo em aquecimento. O abate de florestas faz com que as temperaturas à superfície da terra aumentem, frequentemente vários graus nas regiões tropicais, criando microclimas mais quentes onde as pessoas vivem e trabalham.

O aumento das temperaturas devido à desflorestação tropical contribuiu para um número estimado de 28 000 mortes anuais relacionadas com o calor entre 2001 e 2020, segundo uma investigação citada no relatório.

Além disso, o aumento das temperaturas nas áreas desflorestadas entre 2003 e 2018 reduziu as horas de trabalho seguras de até 2,8 milhões de trabalhadores ao ar livre.

As cinturas de proteção, onde as árvores são plantadas junto às culturas, proporcionam proteção contra ventos excessivos.

Por outro lado, os benefícios de arrefecimento das florestas em pé reduzem o stress térmico nas culturas e nas comunidades rurais, protegendo a saúde e aumentando a produtividade dos trabalhadores rurais através da mitigação dos riscos para a saúde relacionados com o calor.

O relatório salienta que a recuperação de apenas metade das florestas tropicais perdidas no mundo poderia reduzir as temperaturas à superfície da terra em 1 ºC, ajudando a restaurar os ciclos da água e as funções de regulação climática das florestas e das árvores.

Resiliência climática

As florestas e as árvores prestam uma série de outros serviços vitais para a agricultura, como a polinização, o controlo biológico de pragas, o ciclo de nutrientes e o controlo da erosão, que contribuem para o aumento dos rendimentos.

A incorporação de florestas e árvores em sistemas agrícolas, como a plantação de fileiras de árvores e arbustos para proteger áreas do vento, zonas tampão ao longo de rios e bosques, pode melhorar a resiliência à variabilidade climática e apoiar a produção e a resiliência agrícola, explica o relatório.

“As florestas e as árvores são frequentemente vistas como concorrentes ou secundárias em relação à agricultura, mas a conservação e a recuperação das florestas são, de facto, cruciais para aumentar a produtividade agrícola”, afirmou Zhimin Wu, diretor de silvicultura da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Referência da notícia

The Food and Agriculture Organization of the United Nations, the Stockholm Environment Institute, Conservation International, and the Nature Conservancy, Climate and ecosystem service benefits of forests and trees for agriculture, 19 November 2025.

C. L. Reddington et al, Tropical deforestation is associated with considerable heat-related mortality, Nature Climate Change, 27 August 2025.