Assim se cultiva a craspedia: flor com uma forma pouco comum e que enche de cor qualquer jardim

Numa altura no ano em que se embelezam os jardins, a craspedia pode ser uma planta a adicionar, de forma a obter ganhos de cor. Fique a saber mais sobre este assunto, connosco!

Craspedias
A craspedias podem ser cultivadas em vasos, desde que a exposição solar seja vantajosa.

A craspedia é uma flor com um formato incomum, já que apresenta uma forma esférica, sendo de cor amarela. Estas características conferem-lhe um estatuto de planta marcante, que impressiona tanto em vasos como em canteiros. Com o nome científico Pycnosorus globosa, são originárias do Hemisfério Sul (Austrália e Nova Zelândia), sendo também conhecidas como “Billy buttons” ou, de forma mais grosseira “Billy balls”.

Com um crescimento lento, espera-se que as craspedias floresçam num período de 60 a 90 dias em solos preferencialmente arenosos, argilosos, neutros a alcalinos, bem drenados e longe das geadas de inverno.

É também considerada, pelos especialistas, como uma planta versátil que consegue sobreviver a diferentes padrões climáticos. Sendo uma planta perene, no seu habitat natural, também pode ser cultivada anualmente, em regiões mais frias (regiões de clima temperado). Com estas informações é quase obrigatório adicionar esta planta ao seu jardim – fique a saber como!

Como cultivar Craspedia em latitudes temperadas

Esta planta icónica, apesar de muito apetecível para jardins e bouquets representa alguns desafios para potenciais jardineiros, principalmente devido ao comportamento dos fatores climáticos. Sabe-se que, em princípio, se desenvolvem melhor quando são semeadas em condições de humidade e temperatura ideais.

Craspedias
Também é possível fazer o cultivo de craspedias em canteiros, elevados ou não, que dão um charme extra aos jardins.

Uma semeadura feita em ambientes fechados, sob luz e com uma temperatura entre os 20 ºC e os 25 ºC tem uma maior percentagem de sucesso. Neste caso, as sementes demoram cerca de 20 dias a geminar. Um fator que interfere no sucesso da germinação prende-se com o espaçamento entre sementes, que não deve ser inferior a 30 cm, pois permite uma boa circulação do ar evitando que o caule apodreça em ambientes húmidos.

As folhas [das craspedias] em forma de lança ou ligeiramente dentadas são cobertas com uma penugem clara em um adorável tom verde-acinzentado muito comum na maioria das plantas desta família.

Estas plantas podem crescer entre 60 e 90 centímetros de altura, sendo que deve ser evitada a competição com outras plantas. Um canteiro elevado pode ser uma localização ideal. Também é muito importante que as craspedias recebam pelo menos 6 horas de luz solar direta. Infelizmente, os solos ácidos não são os ideais para o desenvolvimento deste tipo de planta.

Dicas úteis

Com um crescimento lento, espera-se que as craspedias floresçam num período de 60 a 90 dias em solos preferencialmente arenosos, argilosos, neutros a alcalinos, bem drenados e longe das geadas de inverno. Como é uma planta muito suscetível a sofrer doenças fúngicas, é importante que o solo seja bastante poroso e com boa drenagem.

Durante a floração, caules delgados e longos emergem coberto com uma penugem macia, sobre a qual algumas inflorescências imponentes em forma de globo de aprox. 3 centímetros.

A importância da luz solar já foi salientada, sendo esta planta uma “adoradora” do Sol, espera-se que os canteiros ou vasos estejam orientados a Sul ou a Oeste, no Hemisfério Norte. A rega é igualmente importante: a frequência deve ser semanal, a não ser que tenha chovido. É de evitar que o solo seque totalmente, mas também não deve estar saturado!

Em termos de fertilização, esta é uma planta que como todas as outras, que precisa de muitos nutrientes. Contudo, as craspedias não são muito exigentes neste capítulo, adaptando-se bem a solos mais pobres. Deve ter-se atenção à remoção de flores murchas pois isso evita que as plantas desperdicem energias. No final de tudo pode proceder à secagem das plantas, que serviram para formar bonitos ramos em conjugação com outras espécies. O seu jardim ficará mais bonito, não deixe de experimentar!