Monumentos ancestrais: a ciência não consegue explicar como foram construídos!
Existem monumentos impressionantes em redor do mundo... edifícios antigos que nenhum cientista consegue explicar como foram construídos. Veja mais aqui.

Existem monumentos que nem os maiores guindastes conseguiram construir. Imagine como eles foram construídos séculos atrás! Alguns deles são até tema de teorias malucas. Aos poucos, os cientistas tentam explicar como essas estruturas magníficas foram construídas sem a ajuda de máquinas modernas.
Os misteriosos monólitos de Stonehenge
Todos os anos, este sítio megalítico recebe quase um milhão de visitantes do mundo todo. Em Salisbury, Reino Unido, enormes e enigmáticas pedras foram erguidas há quase 5.000 anos por uma civilização que ainda não tinha descoberto ferramentas de metal, tecnologia ou mesmo... rodas! Estes monólitos impressionam pelo tamanho e deixam os cientistas intrigados.
Stonehenge, #UK
Miguel Calabria (@MiguelCalabria3) February 9, 2025
The imposing enigmatic construction of more than 5,000 years and abandoned 1,500 years ago. He does not know why it was built or why it was forgotten.
The elements of #Stonehenge are aligned to mark the sunrise and sunset during the winter and summer solstices. pic.twitter.com/oxrdQzzgnN
Como foram erguidos? O que representam? São dois santuários feitos de círculos de blocos de pedra que podem medir até 7 metros e pesar quase 45 toneladas! Esta construção também levanta questões devido à sua própria natureza. De facto, os monólitos estão dispostos no eixo do nascer do sol do verão e do pôr do sol do inverno. Ritos astronómicos? Calendário? Adoração ao Sol? Ninguém sabe...
As muralhas da fortaleza de Sacsayhuaman, no Peru
Em Cusco, a antiga capital dos Incas, ergue-se uma cidadela-fortaleza construída no século XIII, entre 1400 e 1470, pelo governador inca Pachacutec. As muralhas são absolutamente impressionantes: os blocos de pedra que as compõem têm até 11 lados e pesam até 200 toneladas! A sua construção exigiu 20.000 homens e a obra durou quase 70 anos!
Saqsayhuaman: there is nothing like standing next to these walls https://t.co/ZObsoZB1DL pic.twitter.com/fM2cf3TYO2
— Megalithic Marvels (@derek__olson) March 4, 2023
As rochas calcárias são talhadas com tanta perfeição que nem mesmo uma folha de papel consegue passar entre elas. Não são unidas por cimento e são resistentes aos frequentes e significativos terramotos da região. O método de construção dessas muralhas permanece um enigma científico até hoje. Esta maravilha é uma das atrações turísticas do país.
Egito e as suas famosas pirâmides
Elas, por si só, representam todo o enigma das construções. As pirâmides são maravilhas de se contemplar, mas também de se compreender. Oficialmente, a Pirâmide de Quéops foi construída em 20 anos... O que parece impossível, visto que é composta por 2,5 milhões de blocos de pedra, pesando aproximadamente 2,5 toneladas. Os operários teriam, portanto, montado quase 340 blocos por dia...
Une vue insolite de la pyramide de Khéops révèle lampleur de son exploit.
— ATOME (@ATOMEE__) January 29, 2024
ladanivskyy pic.twitter.com/xpB3Y8nii6
Impossível, considerando que sabemos disso com as nossas máquinas modernas e de alto desempenho, capazes de empilhar 50 blocos com o mesmo peso diariamente. E isso já seria uma conquista! A engenharia das pirâmides permanece até hoje um verdadeiro mistério à espera de ser descoberto.
Referências da notícia
NationalGeographic, (02/11/2024), Stonehenge : nos conseils pour visiter ce site antique incontournable
UNESCO, Stonehenge, Avebury et sites associés
Pierre Thomas, PlanetTerre, (30/05/2022), Les énigmes géologiques et archéologiques de Saqsaywaman, la forteresse inca de Cuzco (Pérou)
Tierras de Los Andes, Terandes, Sacsayhuaman, forteresse inca à Cuzco
Brian Handwerk, NationalGeographic, (19/12/2024), Comment les pyramides de Gizeh ont-elles été construites ?