Reveladas causas de um dos mais poderosos eventos sísmicos registados em Marte: o que gerou o forte "martemoto"?

O que gerou o forte "martemoto" registado em Marte no ano passado? Um estudo internacional investigou as causas do evento sísmico, excluindo a possibilidade de um impacto de meteorito.

insight marte
A sonda Insight em Marte: efetuou numerosas gravações no planeta vermelho. Estas incluem numerosos fenómenos sísmicos.

Um grupo internacional de cientistas anunciou há poucos dias os resultados de um esforço de colaboração sem precedentes para compreender o que causou o maior evento sísmico alguma vez registado por nós, humanos, em Marte. O estudo, liderado pela Universidade de Oxford, exclui a hipótese de um impacto de meteoritos - de acordo com o Phys.org - sugerindo, em vez disso, que o terramoto foi o resultado de enormes forças tectónicas na crosta de Marte.

Um "terramoto" em Marte

Foi a 4 de maio de 2022 que se registou no planeta vermelho um evento sísmico com uma magnitude ligeiramente inferior a 5 (magnitude 4,7), equivalente a um abalo sísmico médio para o nosso planeta. Foi um sismo recorde para Marte, uma vez que nós, humanos, nunca tínhamos registado um evento deste tipo no planeta, onde estes fenómenos são raros.

O sismo foi registado pela sonda InSight da NASA e foi o mais forte alguma vez registado, depois do anterior de magnitude 4,2.

Desde o início, os cientistas começaram a tentar descobrir qual tinha sido a origem do forte terramoto marciano (que seria mais correto chamar de 'martemoto'!), um evento que foi denominado 'S1222a'. Entre as hipóteses, estava a do impacto de um asteroide.

Não era um meteorito

No entanto, um estudo publicado nos últimos dias na revista Geophysical Research Letters por uma equipa de cientistas liderada por Benjamin Fernando, da Universidade de Oxford, excluiu a possibilidade de ter sido o impacto de um meteorito a gerar as ondas sísmicas. Segundo o estudo, em vez disso, o terramoto foi o resultado de enormes forças tectónicas dentro da crosta de Marte.

"Atualmente, ainda somos da opinião de que Marte não tem qualquer atividade relacionada com o movimento das placas tectónicas", explicou Benjamin Fernando, "pelo que este evento foi provavelmente causado pela libertação de tensão na crosta de Marte".

marte
Reconstrução de uma paisagem marciana, no planeta Marte.

"Estas tensões são o resultado de milhares de milhões de anos de evolução", acrescentou, "incluindo o arrefecimento e a contração de diferentes partes do planeta a ritmos diferentes". "Ainda não compreendemos totalmente porque é que algumas partes do planeta parecem ter tensões mais elevadas do que outras", disse o cientista, "mas resultados como estes ajudam-nos a investigar mais.

Esta informação também ajudará a compreender os locais mais seguros para a vida humana em Marte, e quais as áreas que devem ser evitadas.

Informações sobre a estrutura interna de Marte

As gravações destes sismos em Marte permitiram-nos perceber que Marte tem muito mais atividade sísmica do que se pensava anteriormente. Outra informação muito importante é o que estes acontecimentos sísmicos nos dão sobre a estrutura interna do planeta.

De facto, são as ondas sísmicas que nos dão informações valiosas sobre a estrutura interna da Terra. Conhecemos a estrutura profunda do nosso planeta graças ao estudo do comportamento das ondas sísmicas, que se deslocam à volta do globo na sequência de acontecimentos poderosos.

Tal como na Terra, o estudo do comportamento das ondas sísmicas em Marte dá-nos informações valiosas sobre a estrutura interna do planeta vermelho, permitindo um novo salto em frente no conhecimento geológico deste planeta.