Os velozes e perigosos ventos de Santa Ana na Califórnia

Ocasionalmente, das montanhas para a costa, a sul da Califórnia sopram uns ventos fortes e perigosos denominados de ventos de Santa Ana. Mas porque são assim designados? Fique a saber aqui.

Ventos de Santa Ana
Os ventos de Santa Ana são ventos muito conhecidos pelos californianos e todos os anos origina incêndios de grandes proporções em diversas regiões da Califórnia.

Os ventos de Santa Ana, de acordo com o meteorologista Alex Sosnowski, ocorrem quando o ar quente sopra e ganha velocidade, à medida que viaja dos desertos do interior da Califórnia em direção à costa, podendo ter um impacto de grande alcance na área de Los Angeles durante os meses de outono e inverno. Estes ventos de nordeste sopram das cordilheiras costeiras para as praias, à medida que se formam áreas de forte pressão elevada no interior do Oeste.

O fenómeno atinge normalmente o seu pico em outubro, mas pode ocorrer em qualquer altura desde o final até ao início da primavera, sendo que as rajadas de ventos podem chegar a ser superiores a 80 mph.

"A maioria dos eventos de Santa Ana atinge o pico durante um período de 12 a 24 horas, depois os ventos abrandam. No entanto, em raras ocasiões, os ventos fortes podem persistir por alguns dias" - explica o meteorologista da AccuWeather, Ken Clark.

Estes ventos fortes e secos vêm da região desértica de massa de ar da Grande Bacia, em Utah, aquando se desenvolve um sistema de alta pressão. O ar é então empurrado para a costa do Pacífico, passando pela Sierra Nevada e aquecido, enquanto acelera, descendo a encosta oeste das montanhas.

É particularmente intenso a jusante dos vales que emergem das montanhas pelo efeito corredor, explica o meteorologista num artigo da AccuWeather.

Eventos de longa duração podem originar incêndios florestais múltiplos e extensos

Os ventos fortes de Santa Ana, para além dos danos que podem causar, aumentam o risco de incêndios florestais, afetando milhões de pessoas na região.

"A humidade muito baixa associada aos ventos de Santa Ana pode secar rapidamente a vegetação e aumentar o risco de incêndio". - acrescenta ainda Clark.

Embora os especialistas afirmem que o tempo invulgarmente húmido que a Califórnia tem registado no último ano pode reduzir o risco geral de incêndios florestais, não há uma solução milagrosa para evitar totalmente os incêndios.

youtube video id=m2KmX5Vj2Jc

Para o final desta primeira semana de novembro, existe uma ameaça de ventos tempestuosos que poderão originar num elevado perigo de incêndio.

Este risco de incêndio expandir-se-á mais a sul no início da próxima semana, à medida que o evento de Santa Ana continua até segunda-feira nas montanhas e vales dos condados de L.A. e Ventura.

Durante o auge do evento na noite de domingo, os ventos na faixa de 64-97 km/h serão comuns, com a probabilidade de algumas rajadas mais fortes.

Os ventos secos e quentes aumentarão o perigo de incêndio para um nível elevado ou mesmo crítico, apesar de toda a chuva que o Golden State tem visto no último ano.