O que é a Lua Azul e quando é a próxima?

Lua cheia, crescente ou minguante são termos astronómicos que está habituado a ouvir, mas... O que é a Lua Azul? Sabe porque é que se chama assim e quando será a próxima? Vamos responder às suas perguntas.

Lua Azul
Em breve poderemos ver a fascinante Lua Azul: porque é que se chama assim e quando é que acontece?

É do conhecimento geral que a lua cheia ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua, um fenómeno que acontece aproximadamente a cada 29,5 dias. Isto significa que normalmente temos uma lua cheia por mês, doze por ano, embora como os meses são mais longos do que 29 dias, isto não é totalmente exato.

Bem, hoje vamos falar-vos de um fenómeno invulgar que ocorre a cada dois anos e meio ou três anos, e que está para acontecer este ano e este mês. É a Lua Azul, que nada mais é do que a segunda lua cheia no mesmo mês do calendário gregoriano.

Agosto vai despedir-se este ano com uma "Lua Azul".

E é isso que vamos ter este mês, mais concretamente na quinta-feira, 31 de agosto, à 01:35 GMT. Nessa altura, a Lua estará a uma distância de 357 344 km da Terra e será a maior Lua que veremos em 2023, mas sobretudo será 30% mais brilhante.

A cor da lua não se altera

Embora o seu nome seja enganador, é isso mesmo, uma lua cheia, porque se olharmos para ela, nunca é azul, mantendo, assim, a sua cor e aspeto habituais. De facto, se alguma vez viu uma lua "azulada", isso pode dever-se a gotículas de água no ar ou a partículas lançadas para a atmosfera por catástrofes naturais, como cinzas e fumos vulcânicos.

A origem do seu nome não é totalmente clara e, embora alguns digam que existe há mais de 400 anos, não está associado a algo triste ou azarado, mas a algo que acontece muito raramente. De facto, a expressão "once every blue moon" ainda é usada em inglês para se referir a algo que acontece muito raramente.

Época medieval
O termo "lua azul" foi utilizado na época medieval e não tem nada a ver com a sua cor.

Era também conhecida como a "Lua Traidora".

O seu curioso nome provém de uma espécie de erro linguístico e da sua posterior tradução. Blue Moon vem do termo "Belewe Moon", um adjetivo que em inglês significa traidor, e era assim que era conhecida, como a "Lua Traidora", porque coincidia com a primavera e por isso prolongava o jejum quaresmal. O facto é que, de "Belewe" derivou para "Blue", daí o nome azul.

O efeito que esta exerce sobre a Terra

É sabido que a lua influencia a Terra, controlando as marés dos rios e dos oceanos, mas há quem diga também que a fase de lua cheia é a altura mais propícia para fazer as colheitas, retirar o estrume dos currais, cortar cana ou semear plantas de fruto. E isso porque a vitalidade das plantas aumenta com a luz da lua.

O poder da lua sobre o comportamento humano também é bem conhecido, como o facto de ser muito mais difícil dormir profundamente durante esta fase lunar.

Teremos de esperar quase três anos até podermos ver outra

Em todo o caso, dado o caráter excecional do fenómeno, nada melhor do que estar atento ao céu na noite de quinta-feira, 31 de agosto, uma vez que a Lua Azul só voltará a ocorrer em agosto de 2026.