A ilha secreta do Douro que pode visitar de iate este mês

Entre o Douro e o Paiva, esta ilha guarda uma lenda trágica. Durante fevereiro, pode ser descoberta num passeio exclusivo com prova de vinhos e almoço a bordo.

Um amor, um crime e um destino no Douro: descubra a Ilha dos Amores. Foto: CM Castelo de Paiva
Um amor, um crime e um destino no Douro: descubra a Ilha dos Amores. Foto: CM Castelo de Paiva

Entre os rios Douro e Paiva há um território desabitado que nem todos conhecem. Um que guarda uma história de amor proibido e que é um dos destinos mais paradisíacos e secretos do nosso País.

Do que é que estamos a falar? Da Ilha dos Amores. E a boa notícia é que durante os próximos dias vai poder conhecê-la.

É verdade. Para celebrar o Dia dos Namorados, a empresa turística Living Tours passou a promover um passeio num iate privado até à ilha. E, não, a escolha da data não aconteceu por acaso. É que esta ilha está associada a uma história de amor (e tragédia).

O melhor é que o passeio será realizado todos os dias, até 28 de fevereiro.

Uma história de amor trágica

Conta a tradição que a ilha recebeu o nome por causa de uma história de amor trágica. Aqui, um jovem agricultor apaixonou-se por uma rapariga nobre e rica.

E, não, não se tratou de um amor platónico. O sentimento era correspondido, mas a família dela não aceitava a relação. Naquela época, diferenças sociais pesavam muito mais do que os sentimentos.

Aliás, os encontros amorosos do casal eram controlados pelo pai autoritário da jovem.

Passado algum tempo, a jovem foi prometida a um aristocrata num casamento arranjado. Revoltado e dominado pelo ciúme, o agricultor matou o rival quando o viu junto ao rio Douro e lançou o corpo à água para esconder o crime.

Temendo ser acusado, refugiou-se numa pequena ilha no meio do rio, onde permaneceu escondido durante bastante tempo. Mais tarde, ao perceber que não tinha sido descoberto, decidiu procurar a jovem e convencê-la a fugir com ele. Ela aceitou.

Um amor proibido. Foto: CM Castelo de Paiva
Um amor proibido. Foto: CM Castelo de Paiva

Os dois atravessaram o rio numa pequena embarcação rumo à ilha. Porém, durante a travessia, formou-se uma forte tempestade e o barco afundou. Segundo a lenda, a tempestade teria sido provocada pelo espírito do aristocrata, em busca de vingança. Assim surgiu o nome Ilha dos Amores.

Verdade ou não, o convite é feito: “deixe-se envolver por esta história de amor e surpreenda a sua cara-metade numa viagem a esta ilha desconhecida, onde poderá contemplar as vistas de tirar o fôlego, bem como, desfrutar de um almoço romântico de Tapas a bordo”.

Um passeio a não perder

Durante o passeio, os participantes ficarão a conhecer todos os detalhes desta história a bordo de um iate de luxo. A experiência inclui ainda uma prova de vinho do Porto, champanhe e vinho verde, acompanhados por uma tábua de charcutaria com produtos regionais.

“O passeio contempla também a travessia da barragem de Crestuma-Lever, a última do rio Douro antes de atingir a foz, sendo a primeira porta a abrir-se na descoberta desta região única”, aponta a organização.

A experiência tem a duração de 8 horas e acontece até 28 de fevereiro.

As partidas acontecem sempre às 9:30 na Marina do Freixo, no Porto. Tem um valor de 545€ por casal ou 136,25€ por pessoa para grupos de oito participantes. Os bilhetes podem ser comprados online.