O pólo magnético da Terra está a deslocar-se para oeste: quais são as consequências, devemos preocupar-nos?

Os cientistas aperceberam-se de que a localização do Pólo Magnético Norte não é fixa e que se desloca a um ritmo de 15 km por ano. Esta deslocação tornou-se mais acentuada nos últimos anos!

pólo magnético Terra
O pólo magnético da Terra está a deslocar-se para oeste, de acordo com os últimos estudos. ESA

Até ao início dos anos 90, sabia-se que o Pólo Norte Magnético estava localizado a cerca de 1600 km a sul do norte geográfico, no Canadá. No entanto, os cientistas aperceberam-se de que a posição do norte magnético não era fixa e que se deslocava a um ritmo de 15 km por ano. Desde a década de 1990, a deriva do pólo magnético da Terra tornou-se um verdadeiro sprint.

A deriva do pólo magnético norte

A sua velocidade atual é de cerca de 50 a 60 km por ano e está a aproximar-se da Sibéria a uma velocidade nunca antes vista. Porquê? Cientistas que estudam a deriva do Pólo Magnético Norte da Terra, utilizando dados da missão Swarm da ESA, identificaram uma alteração no padrão de circulação das manchas magnéticas nas profundezas da superfície da Terra.

Descobriram que uma alteração no fluxo sob o Canadá fez com que uma zona de campo magnético na extremidade do núcleo da Terra se estendesse até às profundezas da Terra. Isto enfraqueceu a placa canadiana e fez com que o pólo se deslocasse para a Sibéria.

youtube video id=rzFtCp4g4C0

O núcleo exterior da Terra: um oceano líquido

O nosso campo magnético existe devido a um oceano de ferro líquido sobreaquecido que gira e forma o núcleo exterior.

Tal como um condutor rotativo num dínamo de bicicleta, este ferro em movimento cria correntes elétricas que, por sua vez, geram o nosso campo magnético em constante mudança.

O acompanhamento das alterações do campo magnético pode, portanto, indicar aos investigadores a forma como o ferro do núcleo se está a mover.

Phil Livermore, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, afirmou: "Foram propostas várias teorias para explicar este comportamento mas, como se baseiam em alterações do campo magnético a pequena escala, não conseguem explicar a trajetória recente do pólo. Graças aos dados recolhidos ao longo dos últimos 20 anos por satélites, incluindo o trio Swarm da ESA, podemos ver que a posição do Pólo Magnético Norte é largamente determinada por um equilíbrio, ou comprimento do braço, entre dois grandes lóbulos de fluxo magnético negativo na fronteira entre o núcleo e o manto da Terra, por baixo do Canadá e da Sibéria".

polo norte magnético
Posição estimada (1620-1850) e medida (quadrados brancos) do Pólo Magnético Norte Simon Wakefield/Wikimedia Commons

A investigação mostra que, entre 1970 e 1999, as alterações no padrão de fluxo do núcleo alongaram o lóbulo canadiano, enfraquecendo significativamente a sua assinatura na superfície da Terra, o que levou à aceleração em direção ao pólo da Sibéria.

Modelos simples que têm em conta este processo e descrevem as futuras alterações geomagnéticas prevêem que, na próxima década, o Pólo Magnético Norte continuará na sua trajetória atual e deslocar-se-á 390 a 660 km em direção à Sibéria.