O mar mais perigoso do mundo está na Argentina: eis a Passagem de Drake!

A Passagem de Drake, também conhecida como o Mar de Hoces, é o mais perigoso e hostil de todos os oceanos do mundo. Situado a sul da República da Argentina, separa este país bicontinental. O que acontece nas suas águas turbulentas?

Passagem de Drake ou Mar de Hoces o mar mais perigoso e turbulento do mundo está na Argentina
Créditos: Oceanwide Expeditions.

A Passagem (ou Estreito) de Drake (ou Mar de Hoces), é a ligação entre o continente Antártico e o resto do mundo, é uma grande passagem marítima que foi atravessada por muitos dos mais famosos exploradores do planeta.

A República Argentina possui as bocas orientais de 3 passagens bioceânicas estratégicas: o Estreito de Magalhães, o Canal de Beagle e a Passagem de Drake, esta última será a que examinaremos em mais pormenor.

A origem do seu nome

Embora o seu descobridor tenha sido o navegador espanhol Francisco de Hoces, que o atravessou em 1536 durante a expedição de García Jofre de Loaísa às Molucas, cerca de 40 anos mais tarde, o explorador britânico Sir Francis Drake atravessou-o e apercebeu-se de que poderia haver uma ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico depois de passar pelo Estreito de Magalhães em 1578. É por isso que, embora no mundo de língua espanhola seja chamado de Mar de Hoces, o nome posterior é o mais reconhecido: Passagem de Drake.

Passagem de Drake: história geológica e as suas águas muito turbulentas

A Antártida estava ligada à atual região da América do Sul durante o Eoceno (56 a quase 40 milhões de anos atrás). Com o passar do tempo, as massas de terra do planeta continuaram a mover-se, até que a Antártida se separou da América do Sul e deu lugar a uma grande corrente oceânica que a rodeava, a Corrente Circumpolar da Antártida (CCA).

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Os pontos A, B, C, D, E e F marcam o limite acordado no Tratado de Paz e Amizade entre a Argentina e o Chile em 1984, na área da Passagem de Drake. Créditos: Giovanni Fattori
Há 41 milhões de anos, a massa de terra antártica estava unida à parte sul da atual América do Sul, e o Pólo Sul era muito mais quente do que é hoje. Foi só quando ocorreram grandes alterações geológicas entre os dois continentes que a Antártida começou a adoptar o seu atual clima frio.

A placa tectónica oceânica da Scotia, localizada entre o Oceano Pacífico, o Atlântico e o Glacial Ártico, teve origem durante o Cenozóico. Esta placa é limitada a norte pela placa sul-americana, a sul e a oeste pela placa Antártica e a leste pela microplaca das Ilhas Sandwich do Sul.

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Placa tectónica de Scotia. Mapa: Wikipedia-autor Eric Gaba

Na era geológica do Oligoceno, entre 30 e 18 milhões de anos atrás, a migração para leste da Placa de Scotia iniciou a abertura da Passagem de Drake e a separação da península Antártica do continente sul-americano no Mioceno. Do mesmo modo, os Andes Fueguinos começaram a deslocar-se da sua posição original norte-sul para a sua atual posição este-oeste.

Passagem de Drake: clima e turbulência

A CCA, conhecida como a Corrente de Deriva Vento Oeste, circula no sentido dos ponteiros do relógio em torno da Antártida e forma uma divisão entre as águas quentes da sub-Antártida e as correntes frias perto do continente Antártico.

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Passagem de Drake: o caminho mais curto para a Antártida, mas também o mais perigoso (tanto pelo mar como pelo ar) devido à sua agitada meteorologia. Créditos: Armada de Chile
A CCA é a principal responsável pelas baixas temperaturas que mantêm as enormes camadas de gelo da Antártida.

A Passagem de Drake é uma via fluvial colossal, com cerca de 800 quilómetros de largura e 1000 quilómetros de comprimento, sendo a distância mais curta entre o continente Antártico e qualquer outra massa de terra. Liga os oceanos Atlântico e Pacífico entre o Cabo Horn (o ponto mais a sul da América do Sul) e as Ilhas Shetland do Sul, situadas a cerca de 160 km a norte da península Antártica.

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Características do relevo continental e oceânico. Fonte: Google Earth e Teseopress.

Trata-se de uma zona de transição climática que separa as condições subpolares frias e húmidas da Terra do Fogo das regiões polares geladas da Antártida, pelo que as suas águas são consideradas as mais perigosas ou turbulentas do planeta. A Passagem de Drake restringe a Corrente Circumpolar Antártica (CCA) a uma região geográfica estreita, tornando-a o melhor local para medir as propriedades da CCA.

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Salinidade, temperatura e profundidade ao longo da Passagem de Drake. Créditos: Hannes Grobe, Alfred Wegener Institute for Polar and Marine Research

A Passagem de Drake é uma região muito dinâmica de convergência, ventos fortes, correntes oceânicas e ondas gigantescas que podem atingir 9-12 metros de altura. Ocasionalmente, formam-se ciclones no Pacífico quente antes de serem arrastados para a Passagem de Drake.

Esta massa de água é muito profunda, com uma média de cerca de 3400 metros, e uma profundidade máxima de 4800 metros nos limites sul e norte da Passagem. As suas águas são ricas em plâncton e krill, uma fonte de alimento essencial para as baleias azuis, baleias aletas, lulas, focas-caranguejeiras e pinguins-imperador.

Lugar remoto, mas muito importante e concorrido

Os navegadores históricos que atravessaram a Passagem de Drake na época em que o comércio era realizado através de navios, tiveram de superar árduas provações para atravessar com êxito os mares agitados e as condições gélidas do ambiente - sem a ajuda da tecnologia atual para melhor enfrentar as dificuldades, claro.

Atualmente, os turistas modernos também a utilizam como a principal porta de entrada para a Antártida. Embora os navios modernos possam atravessar a região em segurança, a viagem até ao continente branco através da Passagem de Drake demora aproximadamente 36 horas, partindo de Ushuaia (a cidade mais a sul do mundo), na província da Terra do Fogo, Argentina.

Passagem de Drake ou Mar de Hoces o mar mais perigoso e turbulento do mundo está na Argentina
A Passagem de Drake é uma zona de transição climática que separa as condições subpolares frias e húmidas da Terra do Fogo, das regiões polares geladas da Antártida.

É a rota mais curta para a Antártida, mas também a mais perigosa (tanto por mar como por ar) devido à sua agitada meteorologia. Existe uma grande procura do produto "turismo na Antártida", mas o que muitos não se apercebem é que se trata de uma indústria muito sensível ao tempo e que, por vezes, este é um perigo real, pelo que os capitães não devem tomar decisões arriscadas ao navegarem pela Passagem de Drake.