Número de asteroides próximo da Terra está a crescer. Há mais de 30 mil!

Já foram descobertos mais de 30 mil asteroides próximos da Terra, e os números estão a aumentar. Será que algum deles pode atingir o planeta Terra?

30 mil asteroides
De acordo com a Agência Espacial Europeia, a comunidade científica atingiu um novo marco na descoberta de asteroides próximos da Terra.

Na última década foram descobertos 30 mil asteroides próximos da Terra no Sistema Solar, que são corpos rochosos que orbitam o Sol num caminho que os aproxima da Terra. Isto evidencia que a capacidade da comunidade científica de detetar asteroides potencialmente perigosos está a melhorar rapidamente.

O primeiro asteroide próximo da Terra, (433) Eros, foi descoberto quase cem anos depois, em 13 de agosto de 1898.

Um corpo é chamado de asteroide próximo da Terra quando a sua trajetória se aproxima de 1,3 unidades astronómicas (au) do Sol. Uma unidade astronómica é a distância entre o Sol e a Terra, e estes asteroides podem chegar a pelo menos 0,3 au, que é o equivalente a 45 milhões de km da órbita do nosso planeta.

A primeira descoberta de asteroides próximos da Terra

Os asteroides têm sido catalogados por astrónomos há mais de dois séculos desde que o primeiro asteroide, Ceres, foi descoberto em 1801 por Giuseppe Piazzi.

Primeiro asteroide descoberto
Eros foi o primeiro asteroide próximo da Terra descoberto no século XIX.

O asteroide Eros com cerca de 30 km foi descoberto por Carl Gustav Witt e Felix Linke no Observatório Urania em Berlim e de forma independente por Auguste Charlois no Observatório de Nice. A órbita do asteroide pedregoso fá-lo circular a cerca de 22 milhões de km da Terra – 57 vezes a distância da Lua.

Eros não é apenas o primeiro asteroide próximo da Terra conhecido, mas o primeiro asteroide a ser orbitado por uma nave espacial e o primeiro a ter uma nave espacial a pousar nele.

Os primeiros cálculos da órbita da rocha espacial também permitiram uma determinação precisa da distância então imperfeitamente conhecida entre o Sol e a Terra.

Como é feita a identificação dos asteroides na proximidade do planeta

Naturalmente, os grandes asteroides foram descobertos primeiro, pois são mais fáceis de ver. Estes asteroides eram considerados planetas menores, porém à medida que os telescópios se tornaram mais sensíveis, a descoberta tornou-se muito mais rápida e avançada.

Telescópio no Arizona
Os telescópios Catalina Sky Survey estão localizados nas montanhas de Santa Catalina no Arizona e são formados por 3 telescópios.

Telescópios de investigação terrestres, como o Catalina Sky Survey, no Arizona, nos Estados Unidos, descobrem novos asteroides todas as semanas. São projetados para vasculhar grandes secções do céu e procuram novos objetos que se movem na frente do pano de fundo de estrelas "imóvel".

Telescópios maiores e mais específicos, como o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul, podem ser usados para observações de acompanhamento, ajudando a entender melhor o caminho, o tamanho e até a composição de um "novo" asteroide.

Algum desses asteroides atingirá a Terra?

Alguns dos objetos menores irão impactar a Terra, mas sem oferecer grandes riscos à população, e nalguns casos serão responsáveis por criar rastos de estrelas cadentes enquanto elas queimam no céu noturno.

estrelas cadentes; asteroides
Alguns dos objetos menores vão impactar a Terra, sendo responsáveis por criar rastos de estrelas cadentes enquanto elas queimam no céu noturno.

A maioria dos grandes asteroides e potencialmente devastadores, com mais de 1 km de diâmetro, já foram descobertos e nenhum deles apresenta risco de impacto por pelo menos um século. Para aqueles que podem impactar mais tarde, ainda há muito tempo para estudá-los e preparar uma missão de desvio.

"A boa notícia é que mais de metade dos asteroides próximos da Terra conhecidos de hoje foram descobertos nos últimos seis anos, mostrando o quanto a observação de asteroides está a melhorar" - explica Richard Moissl, chefe de defesa planetária da Agência Europeia Espacial.

A prioridade atual são os asteroides de tamanho médio com algumas centenas de metros de diâmetro. Muitos ainda estão por aí, à espera de serem descobertos, e em tamanhos pequenos não são tão fáceis de encontrar. Este novo marco de 30 mil deteções mostra que à medida que novos telescópios e métodos de deteção são construídos, será uma questão de tempo até todos serem encontrados.