Já ouviu falar na Floresta de Pedra de Suobuya? Fica na China e a sua geomorfologia é impressionante!
A Floresta de Pedra de Suobuya fica a 54 km a norte da cidade de Enshi, província de Hubei, na China. Esta é a primeira floresta rochosa do Ordovícico do mundo e a segunda maior floresta deste tipo da China.

A Floresta de Pedra de Suobuya é a primeira floresta de pedra do ordovícico do mundo e é uma atração turística nacional chinesa com classificação AAAA. Está localizada a 54 km ao norte da cidade de Enshi, província de Hubei, na China.
É considerada a segunda maior floresta de pedra da China (a primeira é a floresta de pedra em Kunming, província de Yunnan, sudoeste da China) e um destino obrigatório para os turistas ávidos pelas Três Gargantas do rio Yangtze.
Cobrindo uma área total de 21 quilómetros quadrados, a sua altitude média é superior a 900 metros. A forma da área cénica, quando vista de cima, é semelhante a uma enorme cabaça, rodeada por telas verdes e picos.
Curiosidades desta floresta peculiar
A Floresta de Pedra de Suobuya é a segunda maior do seu tipo na China, com vegetação classificada como a número 1 em todo o país. E é isso que a distingue das outras formações cársicas no sudoeste da China. A Floresta de Pedra de Suobuya é amplamente pontilhada por vegetação, como se usasse um chapéu, daí o nome "a floresta de pedra com chapéu".
Estas formações tratam-se de relevos originados em regiões calcárias, produzidos pelo trabalho de dissolução/erosão realizado pelas águas superficiais e subterrâneas.
Existem mais de 100 cenários naturais clássicos na Floresta de Pedra de Suobuya. A Orsun Co., operadora e desenvolvedora de Suobuya, investirá 15 bilhões de yuans para modernizar a área cénica da Floresta de Pedra de Suobuya. Atualmente, existem quatro pontos turísticos principais abertos ao público. Dos quais: o templo Qinglong, a vila Lianhua, Mozi Gully e Jiulonghui.

Cada ponto turístico tem as suas próprias características e encontram-se frequentemente fósseis neste local, tornando-o um verdadeiro museu natural de paisagens geológicas antigas. Além disso, existem muitas atrações centradas no desporto e aventura. Os turistas que a visitam têm a oportunidade de explorar a floresta de pedra e o vale do rio.
Além disso, está em vista a construção de atrações educativas científicas, como o cinema 4D e o museu de fósseis. Suobuya também oferece belas paisagens naturais e costumes folclóricos fascinantes. Vinte e nove grupos étnicos, incluindo os Tujia, Miao e Dong, criaram uma cultura étnica colorida e esplêndida em torno desta área.
A formação desta floresta ultrapassa os 450 milhões de anos
Há cerca de 460 milhões de anos, no período Ordovícico, esta área era um mar raso, onde se foram depositando sedimentos de conchas, trilobitas, e outras formas de vida marinha e que se transformaram em estratos de calcário.
460 million years ago, this was an ancient ocean floor. Suobuya Stone Forest in China pic.twitter.com/blu1N7b14V
— fluXplorer (@fluxplore) May 16, 2025
Assim, a Floresta de Pedra de Suobuya, com os seus sedimentos calcários, foi então moldada pela água, durante o Carbonífero (~280 Ma), onde o oceano continuou a lavar/erodir esses sedimentos, formando fendas, fossas e pilares cársicos dentro do calcário, levando ao seu desenvolvimento gradual em diferentes camadas com texturas horizontais.
O movimento tectónico contribuiu para a ascensão desta floresta, já que estes movimentos na crosta terrestre ergueram o calcário do fundo marinho, enterrado originalmente sob camadas posteriores (Triássico), trazendo-o de volta à superfície.
Já expostos, os estratos calcários passaram por uma intensa dissolução química (chuvas ácidas, água subterrânea), esculpindo o terreno até formar os pilares e fissuras do que hoje observamos (e como podemos ver nas imagens ao longo deste artigo) — o que se conhece como topografia cársica.
Por que se chama “Suobuya”?
Há uma história interessante sobre como o lugar recebeu esse nome. Reza a lenda que, na antiguidade, o rei de Xiang uniu cinco tribos diferentes do povo Ba e se tornou seu capitão. Um dia, ele encontrou um lugar com três passagens montanhosas estrategicamente importantes em sequência. Então, o capitão chamou esse lugar de “Suobuya”, porque na língua Ba, “sobu” significa “três” e ‘ya’ significa “passagem montanhosa”.
Qual a melhor forma de chegar lá?
- De comboio de alta velocidade: viajar a partir de Wuhan, capital da província de Hubei, para a cidade de Enshi é a forma mais conveniente.

- De autocarro: a estação Enshi Guabangyan ou a estação ferroviária Enshi têm autocarros turísticos que vão diretamente para a área cénica da Floresta de Pedra de Suobuya. O bilhete custa cerca de 25 yuans (cerca de 3€) por pessoa e a viagem demora cerca de uma hora e meia (as condições da estrada não são perfeitas, considerando que se trata de uma zona montanhosa).
Avisos e dicas para visitar a Floresta de Pedra de Suobuya
Segundo o site Top China Travel:
- O preço dos bilhetes é de 60 yuans (ou cerca de 7€) por pessoa;
- Recomenda-se o uso de calçado de montanhismo ou de corrida.
- Os restaurantes na área cénica são bastante caros, por isso, se estiver a viajar com um orçamento limitado, recomenda-se que coma fora da área cénica antes de entrar.
- Horário de funcionamento: 8h30-18h30. Após as 15h30, só é permitida a saída dos visitantes, não sendo permitida a entrada.
- Não há exigência obrigatória para que os turistas saiam no mesmo dia em que entram, mas é recomendável que o passeio seja concluído antes de escurecer.
- Devido ao tamanho do local e às rotas complicadas, é fácil perder-se à noite. Se quiser ficar no local, não importa quantos dias, basta comprar o bilhete uma vez.