Ciclones Tropicais em 2018

Durante o ano 2018 ocorreu uma atividade acima da média no que diz respeito ao número de ocorrências de ciclones tropicais em todo o globo.

Ciclones tropicais no Atlântico Norte.

A estação ou época dos ciclones tropicais nas diferentes regiões do globo variam ligeiramente de região para região, bem como a respectiva designação dos ciclones tropicais.

Número de ciclones tropicais

Na época dos ciclones tropicais na região do Oceano Atlântico ocorreram 8 furacões e 15 tempestades tropicais, número acima da média para esta região do globo. Analisando o número de ciclones na região norte do Oceano Índico, com o registo de 4 ciclones e 8 ciclones tropicais em 2018, também nesta região o número foi acima da média. No entanto na região sul do mesmo oceano, na época dos ciclones, a atividade já foi um pouco inferior à média, com 7 ciclones e 8 tempestades tropicais.

No Oceano Pacífico, na época dos ciclones em 2018, na região ocidental ocorreram 13 tufões e 29 tempestades tropicais, na região oriental norte registaram-se 13 furacões e 23 tempestades tropicais, números acima da média, enquanto que na região sudoeste com ocorrência de 3 ciclones e 6 tempestades tropicais, este número foi inferior ao valor médio. Na região da Austrália ocorreram 3 ciclones e 11 tempestades tropicais. Nesta região do globo o número de ocorrências igualou o valor médio.

Oceano Atlântico

Dos ciclones tropicais mais severos que ocorreram no Oceano Atlântico em 2018 é de destacar o Furacão Florence e o Furacão Michael. O Furacão Florence, 31 de agosto a 17 de setembro, com um vento máximo registado de 220km/h, e valores recordes de precipitação, teve como consequência a definição de estado de emergência em alguns estados dos E.U.A, tais como, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virgínia e Maryland, bem como a evacuação de algumas regiões costeiras.

O Furacão Michael, 7 a 12 de Outubro, com vento máximo de 250 km/h, foi o 3º furacão mais intenso no Atlântico em relação ao valor da pressão no centro e o 4º mais intenso em relação à velocidade do vento. O furacão Michael - terceira tempestade mais forte a atingir os Estados Unidos na História - devastou o noroeste da Flórida.

Ciclone tropical no Hemisfério Sul.

Oceano Índico

O ciclone tropical Mekunu foi o ciclone mais intenso que ocorreu na região do Oceano Índico, 21 a 27 de maio, com vento máximo de 185km/h tornando-se o 4º ciclone mais intenso no Mar Arábico, registando-se valores de precipitação em Oman que atingiram o dobro do valor médio para aquela região num período de 36 horas.

Oceano Pacífico

No Oceano Pacífico o Tufão Yutu, que ocorreu entre 21 de outubro e 2 de novembro, registou um vento máximo de 285km/h, a maior velocidade registada em 2018 e foi o tufão mais intenso a atingir o território americano das ilhas Mariana, provocando uma situação catastrófica com destruição de casas e corte no fornecimento de energia e água a milhares de moradores.