Chegou a confirmação: foi descoberto o décimo sétimo asteroide troiano em Marte

A descoberta do 17º asteroide troiano de Marte remonta, de facto, ao ano passado, mas graças às observações feitas pelo Gran Telescopio Canarias, a confirmação chegou finalmente.

Asteroide
Foi descoberto o 17º asteroide troiano de Marte.

O asteroide troiano 2023 FW14, como o próprio nome indica, foi descoberto no ano passado, em 2023, mas só recentemente, com um novo estudo, é que se confirmou a sua existência.

Mas, antes de mais, o que é um asteroide troiano?

Os asteroides troianos são pequenos corpos no Sistema Solar que partilham a órbita de um planeta maior ou de outro satélite, neste caso do nosso primo Marte. A peculiaridade destes asteroides é que não colidem com o corpo principal porque orbitam em torno de um dos dois pontos de estabilidade de Lagrange, que se situam 60 graus à frente (L4) e 60 graus atrás (L5) do planeta.

A confirmação da existência do asteroide 2023 FW14 foi obtida graças às observações do Gran Telescopio Canarias (GTC), também chamado Gran TeCan, um telescópio refletor com um espelho primário de 10,4 metros, colocado numa montanha a 2.267 metros de altitude na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias.

Com esta descoberta, o número de asteróides troianos em Marte sobe para 17, dos quais apenas dois se situam no ponto lagrangiano L4 (o nosso 2023 FW14 e o 1999 UJ7), pelo que precedem o planeta, enquanto os outros se situam no ponto lagrangiano L5, ou seja, seguem-no.

Marte asteroide
O asteroide está localizado no ponto de Lagrange L4, ou seja, precede o planeta.

No entanto, o asteroide recentemente descoberto tem características peculiares que o diferenciam dos seus outros semelhantes. De facto, enquanto parece que os outros 16 asteroides acompanham o planeta desde as suas origens, desde o momento da sua formação, o 2023 FW14 parece ter chegado apenas em tempos "recentes".

De facto, teria chegado à sua trajetória troiana há cerca de um milhão de anos. Além disso, enquanto os outros parecem mostrar alguma estabilidade, pelo que acompanharão Marte durante muito tempo, o novo asteroide poderá deixar o planeta em cerca de 10 milhões de anos.

Esta descoberta é muito importante para a ciência

Estes resultados foram obtidos a partir de algumas simulações feitas pelos autores de um estudo recente publicado na revista Astronomy and Astrophysics Letters, e é precisamente o primeiro autor deste artigo, Raul de la Fuente Marcos, investigador do Departamento de Ciências da Terra e Astrofísica da Universidade Complutense de Madrid a especificar:

Enquanto a evolução orbital dos 16 Troianos anteriormente conhecidos mostra uma estabilidade a longo prazo, a órbita do novo Troiano não é estável.

Entre outras coisas, o espectro obtido com as observações efetuadas com o Gran Telescopio Canarias mostra uma composição química diferente da dos outros Troianos, embora semelhante à do seu parceiro 1999 UJ7. Enquanto os Troianos L5 são todos rochosos e ricos em silicatos, fazendo por isso parte de uma única família de asteroides, os dois Troianos L4 são asteroides de tipo primitivo, ou seja, carbonatos.

É sempre o primeiro autor do estudo a avançar algumas hipóteses:

Há duas possibilidades para a sua origem: pode ser um fragmento do Troiano UJ7 de 1999, ou pode ter sido capturado pela população de asteroides próximos da Terra que atravessam a órbita de Marte

Este é apenas o primeiro estudo sobre este asteroide muito interessante, ainda temos cerca de 10 milhões de anos para o estudar mais detalhadamente e isso não só aumentará o nosso conhecimento sobre este tipo de corpos, como servirá para verificar a fiabilidade dos modelos teóricos.