A missão Euclid capta as suas primeiras imagens em busca dos 95% do Universo que faltam

Estas imagens ilustram todo o potencial do Euclid; nunca antes um telescópio tinha sido capaz de obter imagens tão nítidas numa área tão grande e tão distante no Universo.

Missão Euclid
As primeiras cinco imagens da missão Euclid, com excelente clareza e nitidez.

A 1 de julho, a missão Euclid foi lançada para criar um mapa 3D do Universo, mostrando-nos o passado da história cósmica e tentando assim responder a algumas questões que continuam em aberto na astronomia: o que são a matéria escura e a energia escura?

A missão espacial Euclid da ESA revelou recentemente as suas primeiras imagens a cores do cosmos. Nunca antes um telescópio tinha sido capaz de criar imagens astronómicas tão nítidas numa área tão grande do céu e olhando tão longe no Universo distante.

Estas cinco imagens ilustram todo o potencial do Euclid: mostram que o telescópio está pronto para criar o mais extenso mapa 3D do Universo até à data, para desvendar alguns dos seus segredos escondidos.

Euclid, um detetive do Universo escuro, tem uma tarefa difícil: investigar como a matéria e a energia escuras fizeram com que o nosso Universo tivesse o aspeto que tem hoje. 95% do nosso cosmos parece ser constituído por estas misteriosas entidades "escuras".

Uma missão "escura"

Para revelar a influência "escura" no Universo, durante os próximos seis anos o Euclid irá observar as formas, distâncias e movimentos de milhares de milhões de galáxias num raio de 10 mil milhões de anos-luz. Ao fazê-lo, irá criar o maior mapa cósmico 3D alguma vez criado.

O que torna a visão do cosmos especial para o Euclid é a sua capacidade de criar uma imagem visível e infravermelha extraordinariamente nítida numa grande parte do céu numa única fotografia.

As imagens publicadas mostram esta capacidade especial: desde estrelas brilhantes a galáxias ténues, as observações mostram toda a gama destes objetos celestes, mantendo-se extremamente nítidas, mesmo quando se faz zoom em galáxias distantes.

Euclid vai dar um salto em frente na nossa compreensão do cosmos como um todo, e estas imagens requintadas de Euclid mostram que a missão está preparada para ajudar a responder a um dos maiores mistérios da física moderna.

Explicou a cientista-chefe da ESA, a Professora Carole Mundell, que também afirmou que a matéria escura atrai as galáxias e fá-las girar mais depressa do que a matéria visível por si só, enquanto a energia escura está a impulsionar a expansão acelerada do Universo.

As imagens

Nunca antes tinham sido obtidas imagens astronómicas como estas, contendo tanto detalhe. São ainda mais belas e mais nítidas do que poderíamos esperar, e mostram-nos muitas características nunca antes vistas em áreas bem conhecidas do Universo próximo.

O aglomerado de galáxias Perseu

Esta incrível fotografia de Euclid é uma revolução na astronomia. A imagem mostra 1000 galáxias pertencentes ao aglomerado Perseu e mais de 100.000 galáxias adicionais mais distantes no fundo.

Aglomerado Perseu. Crédito: ESA/Euclid

Muitas destas galáxias ténues nunca foram vistas antes. Algumas delas estão tão distantes que a sua luz demorou 10 mil milhões de anos a chegar até nós. Ao mapear a distribuição e a forma destas galáxias, os cosmólogos poderão descobrir mais sobre a forma como a matéria escura moldou o Universo que vemos atualmente.

Galáxia espiral IC 342

Ao longo do seu tempo de vida, o nosso detetive do Universo escuro irá captar milhares de milhões de galáxias, revelando a influência invisível que a matéria escura e a energia escura têm sobre elas.

Galáxia Espiral IC 342. Crédito: ESA/Euclid

É, portanto, apropriado que uma das primeiras galáxias que Euclid observou seja apelidada de "Galáxia Escondida", também conhecida por IC 342 ou Caldwell 5. Graças à sua visão de infravermelhos, Euclid já descobriu informações cruciais sobre as estrelas desta galáxia, que é semelhante à nossa Via Láctea. Galáxia em espiral IC 342.

Galáxia irregular NGC 6822

Para criar um mapa 3D do Universo, Euclid vai observar a luz de galáxias a 10 mil milhões de anos-luz de distância. A maior parte das galáxias do Universo primitivo não se assemelha à quintessência da espiral ordenada, mas são irregulares e pequenas.

Galáxia NGC 6822. Crédito: ESA/Euclid

São os componentes básicos de galáxias maiores, como a nossa, e ainda podemos encontrar algumas destas galáxias relativamente perto de nós. Esta primeira galáxia anã irregular que Euclid observou chama-se NGC 6822 e está localizada muito perto, a apenas 1,6 milhões de anos-luz da Terra.

Aglomerado globular NGC 6397

Esta imagem brilhante mostra a vista de Euclid de um aglomerado globular chamado NGC 6397. Este é o segundo aglomerado globular mais próximo da Terra, localizado a cerca de 7800 anos-luz de distância. Os aglomerados globulares são coleções de centenas de milhares de estrelas ligadas entre si pela gravidade.

Aglomerado globular NGC 6397. Crédito: ESA/Euclid

Atualmente, nenhum outro telescópio além do Euclid consegue observar um aglomerado globular inteiro numa única observação e, ao mesmo tempo, distinguir tantas estrelas no aglomerado. Estas estrelas ténues falam-nos da história da Via Láctea e de onde se encontra a matéria escura.

A Nebulosa Cabeça de Cavalo

Euclid mostra-nos uma espetacular vista panorâmica e detalhada da Nebulosa Cabeça de Cavalo, também conhecida como Barnard 33 e parte da constelação de Orion.

Nebulosa Cabeça de Cavalo. Crédito: ESA/Euclid

Na nova observação de Euclides deste berçário estelar, os cientistas esperam encontrar muitos planetas ténues e nunca antes vistos com a massa de Júpiter na sua infância celestial, bem como jovens anãs castanhas e estrelas jovens.

Os elevados padrões deste telescópio valeram a pena: o facto de haver tanto detalhe nestas imagens deve-se a um design ótico especial, ao fabrico e montagem perfeitos do telescópio e dos instrumentos, e a um controlo extremamente preciso da temperatura e da orientação.