Telescópio James Webb revela detalhes da Galáxia Sombrero em nova imagem impressionante
O Telescópio da NASA capturou uma nova e impressionante imagem da Galáxia Sombreiro, complementando as suas observações realizadas no final de 2024 e trazendo novos detalhes sobre este sistema.

A Galáxia Sombreiro (Messier 104) é uma galáxia espiral com núcleo brilhante rodeado por um disco achatado de material escuro, que fica a 28 milhões de anos-luz de distância da Terra, na fronteira do aglomerado de galáxias de Virgem.
Tem uma massa equivalente a cerca de 800 biliões de sóis, e impressiona não só pelo seu tamanho gigantesco, mas também pela sua peculiar orientação em relação ao nosso planeta. Está posicionada quase perfeitamente “de lado” em relação à nossa linha de visão, fornecendo uma perspetiva privilegiada do seu perfil.
A icónica galáxia já tinha sido fotografada anteriormente pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA, no comprimento de onda infravermelho médio através do seu instrumento MIRI (Mid-Infrared Instrument); e também pelo Telescópio Espacial Hubble, também da NASA, no canal visível.
Mas agora, o James Webb observou novamente esta galáxia, mas no comprimento de onda Infravermelho Próximo através da sua câmara NIRCam (Near-Infrared Camera), revelando com maior clareza os detalhes da sua estrutura, como o seu bulbo central. Veja abaixo mais informações.
O que vemos na nova imagem da galáxia feita pelo Webb
Na nova imagem do infravermelho próximo (a do início deste artigo) é possível observar com clareza o impressionante e brilhante bulbo central da galáxia, uma região densamente povoada por estrelas que se aglomeram no centro do sistema. Também notamos as bordas externas do disco galáctico, onde a poeira cósmica atua como um véu parcial, bloqueando parte da luminosidade estelar que tenta escapar das regiões internas.
E o característico disco de poeira da galáxia não aparece tão pronunciado nesta nova observação feita pelo NIRCam do Webb, se comparado com a imagem antiga feita pelo Hubble. Isto ocorre por causa de uma propriedade fascinante da luz infravermelha: os seus comprimentos de onda mais longos e avermelhados conseguem atravessar as nuvens de poeira com muito mais facilidade do que a luz visível. E como resultado, menos luz estelar é bloqueada, permitindo-nos perceber estruturas que normalmente ficariam ocultas.
Além disso, é possível identificar estrelas individuais localizadas fora da Galáxia, embora não necessariamente à mesma distância dela. Algumas destas estrelas aparecem com uma coloração avermelhada característica, identificando-as como gigantes vermelhas (estrelas em estágios avançados de evolução).
Um cenário de fundo cheio de galáxias de variadas formas e cores também é visto na imagem, fornecendo aos cientistas informações cruciais sobre as suas características, como a distância que nos separa desses objetos remotos.
Qual a importância da Galáxia Sombrero?
A galáxia permite o estudo da estrutura e evolução galáctica. Apresenta características que a tornam um caso de estudo particularmente valioso.
Como já comentamos, a sua orientação em relação à Terra permite que os astrónomos examinem simultaneamente o seu bulbo central, o seu disco e o seu halo externo, os três componentes fundamentais de galáxias que raramente são vistos com tanta clareza num único objeto celeste.
Referências da notícia
Telescópio Webb Revela Segredos Ocultos da Galáxia do Sombreiro em Nova Imagem Espetacular. 04 de junho, 2025. Space Today.
NASA’s Webb Rounds Out Picture of Sombrero Galaxy’s Disk. 04 de junho, 2025. NASA.