Portugal autoriza primeiro porto espacial no Atlântico (saiba onde será)
As ambições espaciais de Portugal aumentam com a aprovação do Atlantic Spaceport Consortium para operar o primeiro centro de lançamento do país no meio do Atlântico.

Na quarta-feira, 13 de agosto, uma licença foi concedida ao Consórcio do Porto Espacial Atlântico Português (ASC) para realizar atividades de acesso ao espaço a partir da ilha de Santa Maria, nos Açores.
A licença de cinco anos concedida ao ASC abrange a exploração de um centro de lançamento em Malbusca, uma zona dos Açores, mas não inclui autorizações de lançamento individuais. Para cada missão serão necessárias licenças e avaliações de segurança separadas.
Ilha de Santa Maria, local de aterragem escolhido pela ESA para o voo inaugural do Space Rider
O processo foi conduzido em estreita colaboração com a ANACOM, a autoridade espacial nacional de Portugal responsável pelo licenciamento. Sandra Maximiano, presidente da ANACOM, afirmou o compromisso da autoridade com uma regulamentação ágil que apoie a inovação e a evolução das exigências do setor espacial nacional.
“A atribuição desta primeira licença demonstra que Portugal está preparado para acolher atividades de lançamento com base num quadro legal robusto e transparente, em linha com as melhores práticas internacionais”, afirmou Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, em comunicado.
O que é o Space Rider da Agência Espacial Europeia?
O Space Rider é um laboratório robótico não tripulado, com o tamanho aproximado de dois monovolumes. Após o lançamento do Vega-C, permanecerá em órbita baixa durante cerca de dois meses.

As experiências realizadas no seu compartimento de carga permitirão a demonstração de tecnologias e beneficiarão a investigação nos domínios da farmácia, biomedicina, biologia e ciências físicas. No final da sua missão, o Space Rider regressará à Terra com as suas cargas úteis e aterrará numa pista para ser descarregado e preparado para outro voo.
Localização estratégica dos Açores lança Portugal para o Espaço
A iniciativa insere-se na estratégia nacional de Portugal para o Espaço, designada Portugal Space 2030, que tem por objetivo posicionar o país como uma plataforma europeia de acesso ao espaço.
Aproveita também a posição geográfica estratégica dos Açores, um arquipélago composto por nove ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico Norte, a cerca de 1.400 quilómetros a oeste de Lisboa, Portugal continental.
O centro de lançamento em Malbusca é um dos vários portos espaciais que estão a ser criados na Europa - incluindo SaxaVord ao largo da costa da Escócia, o porto espacial de Andøya na Noruega e Esrange no norte da Suécia - para proporcionar novas opções de acesso ao espaço para o continente.
Referências da notícia
1st Portuguese spaceport could soon emerge as nation grants license for launch center in the Azores (photos). Space.com. Andrew Jones. 18 Agosto 2025.
O Atlantic Spaceport Consortium (ASC) obtém Licença para Operação de um Porto Espacial em Santa Maria, Açores. Atlantic Spaceport Consortium Lda. 13 de Agosto 2025.
Space Rider. ESA.
Santa Maria to be Landing Site of Inaugural Space Rider Flight. European Spaceflight. Andrew Parsonson. 9 Novembro 2024.