Vídeos: chuvas sem precedentes arrasam o Parque Nacional Yellowstone

Em plena época estival, um dos mais famosos parques nacionais do mundo foi encerrado ao público devido aos danos registados nas estradas e casas. Em três dias choveu o que normalmente chove em dois ou três meses.

O Parque Nacional de Yellowstone, um dos mais famosos dos Estados Unidos e do mundo, foi atingido por chuvas sem precedentes e inundações recorde que arrasaram estradas e algumas casas.

Todas as entradas do parque de 9.000 km2, localizado em grande parte no estado do Wyoming e, em menor medida, em Montana e Idaho (noroeste), permaneceram fechadas à medida que os rios enchiam na sequência do rápido degelo e das chuvas torrenciais que têm atingido a região esta semana.

O parque permanecerá encerrado "até que as condições estabilizem e os danos nas estradas e pontes possam ser avaliados", disse a superintendente de Yellowstone, Cam Sholly. É possível que a parte norte, a mais afetada, não volte a abrir até ao final da estação do verão.

Estima-se que a chuva registada em três dias de junho represente o equivalente a dois ou três meses de chuva em condições normais. O rio Yellowstone em Corwin Springs atingiu uma altura de 4,2 metros na segunda-feira, acima do recorde anterior de 3,5 metros estabelecido em 1918.

Várias localidades situadas no limite norte do parque em Montana também sofreram grandes inundações, com pontes e estradas arrasadas.

O governador de Montana, Greg Gianforte, afirmou no Twitter que estavam à procura de obter rapidamente a declaração presidencial de estado de catástrofe por causa das inundações em Montana para ajudar as comunidades afetadas na recuperação e reconstrução o mais rapidamente possível.

youtube video id=1xmgZDn89xY