Um estábulo flutuante: este é o maior navio de transporte de gado do mundo

Trata-se de um navio concebido para o transporte seguro e confortável de animais vivos. Está equipado com instalações modernas e especializadas para garantir o bem-estar do gado durante toda a viagem marítima.

navio Nada
O navio Nada é o maior navio de transporte de gado do mundo. Cortesia: shipspotting.com.

Os navios mercantes são os expoentes máximos do comércio internacional, graças à sua capacidade e eficácia. Entre os diferentes grupos de navios mercantes, encontram-se os navios de transporte de gado, que, graças à sua nova conceção, podem transportar animais vivos.

Existem navios abertos (com ventilação natural) ou fechados (com currais no convés interior), mas todos eles transportam gado, quer se trate de bovinos, suínos, ovinos ou caprinos.

Os navios de transporte de gado são, na verdade, navios antigos que foram redesenhados para acomodar as necessidades do gado durante o transporte.

A particularidade que distingue este tipo de embarcação é o facto de transportar mercadoria viva, o que constitui um grande risco, uma vez que qualquer inconveniente durante a viagem devido a asfixia ou qualquer outra contingência afetaria a saúde dos animais e, por conseguinte, a negociação.

O navio de transporte de gado médio tem um comprimento de 176 m e uma boca de 31 m, embora esta não seja a única caraterística notável deste tipo de navio. Os dados relativos ao "Nada" são os seguintes:

Informações sobre o navioDados
Tonelagem Bruta46940
Comprimento201,41 m
Viga32,74 m
Calado12 m
Informações recolhidas pela Meteored em diferentes portais especializados em navegação marítima.

Além disso, tem capacidade para acomodar cerca de 11.000 toneladas de mercadorias de peso morto num espaço de armazenamento disponível de 24.000 m².

A história de um navio que lançou tendências

No final de 1606, o soldado inglês John Smith juntou-se à viagem para colonizar a Virgínia (atual território dos Estados Unidos), de acordo com os planos da Companhia da Virgínia de Londres. A expedição, com cerca de 104 homens, partiu a 20 de dezembro do mesmo ano em três pequenos navios, o Susan Constant, o Godspeed e o Discovery.

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Desenho do Susan Constant. Cortesia: Museu Nacional de História Americana.

O navio Susan Constant era o maior de todos e, para além de trazer os colonos fundadores da cidade de Jamestown, transportou o primeiro carregamento de gado para a América. É difícil de acreditar, mas para além do espaço para a tripulação e os passageiros, havia espaço para os animais e para as provisões que os mantinham vivos numa viagem que durava vários meses.

Com o desenvolvimento das colónias, o transporte de gado para os portos de Plymouth e Filadélfia tornou-se regular, embora a mortalidade dos animais embarcados rondasse os 50%, causada por uma alimentação deficiente, pelo excesso de gado embarcado e pelas condições do mar.

Nas atuais condições de alojamento, são atingidas taxas de mortalidade de 0,5% para os ovinos e de 0,2% para os bovinos, uma vez que os animais são alojados em compartimentos de acordo com as normas do Australian Quarantine Inspection Service e da LiveCorp.

O maior navio do mundo

O navio, denominado Nada, dispõe de instalações modernas e confortáveis para garantir o bem-estar dos animais durante as suas viagens. Tem capacidade para 22.000 animais em 13 andares e dispõe de hospital e recintos veterinários para o tratamento destes passageiros especiais.

Há alguns dias, este navio deixou um importante porto da Colômbia com cerca de 20.000 bovinos destinados a África.

Exatamente 19800 bovinos da melhor qualidade foram exportados para o Egipto, onde chegaram recentemente. Este movimento representa o quarto episódio em que um navio deixa o porto de Cartagena com gado a bordo, com destino a África.

O navio, construído em 1993, tem bandeira panamiana e está adaptado para proporcionar as melhores condições aos animais transportados, com instalações modernas e especializadas para este tipo de viagem. A maior parte das viagens são para África, uma vez que o Egito e a Arábia Saudita se tornaram dois dos destinos comerciais mais exigentes para o gado vivo. Seguem-se, em importância, o Iraque, a Jordânia e o Líbano.