Tampere, a capital finlandesa do bem-estar: a melhor cidade para desfrutar de uma verdadeira sauna!

A Finlândia, como um dos países mais felizes do mundo, proporciona algumas das melhores atividades de lazer, sendo uma alternativa válida aos tradicionais destinos turísticos de verão. Fique a saber mais, connosco!

Tampere
Vista aérea da cidade de Tampere, a segunda mais populosa da Finlândia, apenas superada pela capital, Helsínquia.

Um país nórdico, como a Finlândia, não surge no topo das prioridades para quem gosta de viajar no verão. Contudo, sabe-se que neste que é um dos países mais desenvolvidos do mundo, existem algumas das melhores saunas, a nível mundial. A capital nacional desse hábito de lazer é Tampere, uma cidade que representa a 2.ª maior área metropolitana, logo a seguir a Helsínquia.

As saunas são, sem sombra de dúvida, a principal atração turística de Tampere.

Situada no Sul do país, mas a Noroeste da capital, a cidade de Tampere é a capital da região de Pirkanmaa, inserida num istmo entre dois grandes lagos, o Näsijärvi e Pyhäjärvi. Fique a conhecer melhor, através da nossa publicação, este pedaço de paraíso para quem gosta de sauna e quer aproveitar os seus benefícios.

Características de Tampere

Para chegar à segunda maior cidade da Finlândia é possível utilizar o comboio, que para além de funcionar muito bem, não exige muitas ligações. Ao chegar ao aeroporto em Helsínquia deve apanhar um comboio até à estação central da capital e lá deve trocar para o comboio em direção ao Tampere – demora apenas duas horas.

Tampere ou Tammerfors (em finlândes ou em sueco, respetivamente) é uma cidade e comuna do interior do sudoeste da Finlândia. É a capital da região de Pirkanmaa, no sudoeste do país, sendo uma cidade de expressão finlandesa.

A oferta de hotelaria é variada e no centro de Tampere, a oferta gastronómica é também rica e variada. Com um passado marcadamente industrial, são as saunas que atualmente levam milhares de turistas a esta cidade anualmente. Esta é também uma cidade das artes, da cultura, da música, do teatro e da natureza. De resto, os finlandeses adoram estar rodeados pela natureza!

Saunas
As saunas são muito importantes para os finlandeses, pois, segundo eles, apresentam benefícios físicos, tanto de manhã, pois ajuda a clarear a mente e a recarregar as energias, como à tarde ou à noite, ajudando a relaxar.

Existem quase 70 saunas públicas na cidade e mesmo as que não são públicas praticam preços de entrada muito acessíveis. Para os locais, as saunas são locais de relaxamento e, ao mesmo tempo, de socialização, uma tradição bem enraizada naquele povo. As saunas são espaços tranquilos, silenciosos e sem distrações, sendo utilizados por pessoas de todas as idades e estratos sociais.

Principais atrações turísticas

As saunas são, sem sombra de dúvida, a principal atração turística de Tampere. Estão disponíveis tanto no inverno como no verão, sendo que as temperaturas destas instalações podem variar entre os 70 ºC e os 90 ºC. As mais populares encontram-se no centro da cidade e à beira dos dois lagos que banham Tampere.

O Museu Moomin exibe ilustrações de Tove Jansson (a criadora dos Moomins), 40 miniaturas, quadros sobre eventos Moomin e uma pequena Casa Moomin (com cerca de 2,5 metros de altura). Há cerca de 2.000 peças em exposição.

Para além de fazer sauna, recomenda-se nesta viagem uma visita ao Mercado Municipal (inaugurado em 1901), o Museu Moomin, o Museu Amuri, ou mesmo cafés como o Café Pispala ou o Pyymäen Oma. Nesta cidade também é possível passear de bicicleta ou utilizar os elétricos que percorrem as suas principais artérias. Aconselha-se ainda a visita a locais com o Museokeskus Vapriikki, a Catedral de Tampere, o teatro, a biblioteca (em forma de pássaro), o Museu Finlandês do Trabalho Werstas e o Parque Näsio.

Catedral
A catedral de Tampere é um dos principais edifícios históricos da cidade, tendo sido construído entre 1902 e 1907.

Para além disto, se ainda tiver tempo, recomenda-se um passeio pelo Parque Pyynikki, onde se pode encontrar o ponto mais alto da cidade, local onde está construída uma torre de observação. Terminado o périplo pela cidade é a vez de visitar as redondezas. Neste caso, os finlandeses adoram ilhas e sendo uma nação com mais de 170 mil, recomenda-se uma visita a pelo menos uma. A Ilha Viikinsaari, a apenas 20 minutos do porto de Tampere é um ótimo exemplo.

Por fim, em família, deve visitar um parque de diversões multifacetado, o Parque Särkänniemi. Não sendo um destino procurado por muitos portugueses, Tampere (e mesmo outros locais da Finlândia) é sem dúvida um ponto de interesse, uma alternativa válida às enchentes que se verificam nas estâncias balneares do Sul da Europa.