Suspeita de tornado causa destruição em Jersey enquanto a depressão Ciarán atinge a costa sul

A depressão Ciarán trouxe ventos fortes para o sul das Ilhas Britânicas, com aquilo que alegadamente terá sido um tornado a causar destruição em Jersey.

Um presumível tornado atravessou uma zona residencial na ilha de Jersey, no Canal da Mancha, durante a noite, quando a depressão Ciarán chegou ao sul das Ilhas Britânicas.

As imagens do alegado tornado partilhadas nas redes sociais pareciam mostrar ventos rotativos a arrastar detritos, com relâmpagos ao fundo. Jersey sofreu os piores impactos da depressão Ciarán, sentindo a força total dos ventos que chegaram a 164 km/h.

Imagens incríveis de um monitor de bebé mostraram o momento em que uma janela foi arrombada a meio da noite em St Clements. Cerca de 40 pessoas foram evacuadas das suas casas devido a situações como esta e foram alojadas em hotéis durante a noite. O nascer do dia revelou destruição em várias zonas, com edifícios danificados e árvores arrancadas pela raiz.

No resto das Ilhas Britânicas, as condições também foram extremamente ventosas na Costa Sul, com rajadas de quase 124 km/h na Ilha de Scilly e 119 km/h no Aeroporto de Newquay.

Quando o centro da depressão Ciarán passou por Inglaterra, alguns locais viram os barómetros descerem para os níveis mais baixos alguma vez registados, atingindo 951 hPa em Dawlish, Devon, por exemplo.

Centenas de escolas no sul de Inglaterra estão encerradas e muitas linhas de comboio pararam. Foram registadas inundações devido à chuva intensa nalgumas zonas e mais de 7.000 pessoas ficaram sem eletricidade na Cornualha esta manhã.

Os ventos continuam fortes, com avisos âmbar (laranja e amarelo) ainda em vigor, mas prevê-se que as rajadas diminuam gradualmente ao longo do dia.