Será este o lugar mais chuvoso do planeta?

No passado fim de semana assinalaram-se 57 anos do maior episódio de precipitação registado na história do planeta Terra em 24 horas, na pequena e pacata ilha da Reunião. Números impressionantes que permanecem até hoje. Saiba mais aqui!

Ilha da Reunião;
A ilha da Reunião, localizada no Índico, é palco das maiores precipitações registadas em todo o planeta.

Celebrou-se no fim de semana que acabou de terminar aquele que é conhecido como o maior episódio da história de precipitação em 24 horas, desde que há registos, no planeta Terra.

A 7 de janeiro de 1966, a região de Foc-Foc, na ilha da Reunião, registou a passagem do ciclone Denise que passou ao norte da sua vizinha ilha Maurícia, o que resultou em ventos fortes com rajadas na ordem dos 170 km/h. No dia seguinte, 8 de janeiro, o mesmo ciclone trouxe consigo 1.825 mm de precipitação para Foc-Foc, 1.144 mm dos quais caíram em apenas 12 horas.

Ao longo de 48 horas, o ciclone Denise deixou cair intensa precipitação, chegando aos 2.230 mm acumulados. Três pessoas morreram devido às inundações. Foram também registados graves danos na rede viária e fortes afetações nos espaços agrícolas da ilha.

Características geográficas, históricas e climáticas da Ilha da Reunião

A ilha da Reunião é um território ultraperiférico insular francês de aproximadamente 2.500 km² (algo como 37 vezes menor que Portugal), situado no oceano Índico, localizado a leste da ilha de Madagáscar e a sudoeste da vizinha ilha Maurícia. A ilha é parte integrante do arquipélago de Mascarenhas.

O arquipélago das Mascarenhas é composto por ilhas de origem vulcânica, cuja descoberta histórica é atribuída ao navegador português Diogo Fernandes Pereira, em 1507, que as batizou com este nome em honra do Vice-Rei da Índia D. Pedro de Mascarenhas. Até finais do século XVI, este arquipélago esteve sob domínio português, até que fora ocupada pelos holandeses, em 1598.

A ilha de Reunião, em particular, foi "criada" há cerca de 3 milhões de anos, por um antigo complexo vulcânico chamado Piton des Neiges (em português, Pico das Naves) que atinge no topo os 3 070 m de altitude, o ponto mais alto da ilha e também de todas as ilhas do Oceano Índico.

Ilha da Reunião; precipitação; ciclones tropicais
O relevo imponente da ilha e a passagem de diversos ciclones tropicais ajudam a explicar os números.

Um segundo vulcão, o Piton de la Fournaise (em português, Pico da Fornalha) ainda ativo, que alcança os 2 632 metros de altitude, está localizado no sudeste da ilha, é hoje um dos vulcões mais ativos do mundo, pela frequência das suas erupções, uma a cada nove meses nos últimos dez anos.

Reunião desfruta de um clima tropical, geralmente quente e húmido e de grande variabilidade interna de uma região para outra da ilha devido, principalmente, ao relevo imponente da ilha. As temperaturas são mais altas nas regiões costeiras e mais baixas em altitude, numa média anual a rondar os 24 ºC.

A costa leste, beneficiada pelos ventos alísios e clima húmido é geralmente mais fria, sendo a região mais chuvosa da ilha com picos, que atingem até entre 4.000 a 8.000 mm de precipitação por ano. A costa oeste, protegida pelas cadeias montanhosas, é mais quente e seca e as chuvas atingem valores inferiores a 650 mm por ano.

Entre os meses de janeiro e março, a ilha é frequentemente afetada pela passagem de ciclones tropicais. A localidade principal da ilha, a cidade de Saint-Denis, situada no extremo norte, é regada a uma média de 650 mm de precipitação acumulada por ano.

Recordes mundiais de precipitação

A ilha da Reunião tem algumas das chuvas mais intensas da Terra. Além da estação das monções na Índia, nenhum outro lugar no planeta experimenta chuvas mais fortes do que esta pequena ilha francesa no Oceano Índico.

Além de deter os recordes de 12 e 24 horas, a ilha também possui os recordes de precipitação por 72 horas (três dias) e 96 horas (quatro dias), e até há pouco tempo ostentava também o recorde de precipitação em 48 horas, que se provou pertencer a Cherrapunji (Índia), de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Apesar da ilha deter todos estes recordes, a região de Mawsynram (Índia) pode ser considerada a mais chuvosa do planeta Terra, onde a precipitação acumulada atinge, em média, os 11 872 mm. Mas existem mais recordes de precipitação, à escala mundial, tais como:

  • Maior precipitação em 60 minutos: 305 mm, em Holt (Missouri, Estados Unidos da América), em 22 de junho de de 1947.
  • Maior precipitação em 12 horas: 1144 m, em Foc-Foc (ilha da Reunião), a 8 de janeiro de 1966.
  • Maior precipitação em 24 horas: 1825 mm; Foc-Foc (ilha da Reunião), entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966.
  • Maior precipitação em 48 horas: 2 493 mm, em Cherrapunji (Índia), entre 15 e 16 de junho de 1995.
  • Maior precipitação em 72 horas: 3 929 mm, em Commerson (ilha da Reunião), entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2007.
  • Maior precipitação em 96 horas: 4 869 mm, em Commerson (ilha da Reunião), entre 24 e 27 de fevereiro de 2007.
  • Maior precipitação em 12 meses: 26 470 mm, em Cherrapunji (Índia), entre agosto de 1860 e julho de 1861.
  • Mais elevada média anual total: 11 872 mm, em Mawsynram (Índia).