Rainfall Rescue: dados históricos do Reino Unido expõem novos recordes

Em março de 2020, a Universidade de Reading, no Reino Unido, lançou um projeto climático "Rainfall Rescue" que consistia na digitalização de dados históricos de precipitação. A partir destes foram identificados novos recordes no país. Saiba mais aqui!

Chuva
A digitalização de dados históricos de precipitação permite ter um melhor conhecimento do clima passado na região.

A época vitoriana no Reino Unido (1837 – 1901), também sofreu um período de eventos climáticos extremos.

Projeto "Rainfall Rescue"

Em março de 2020, no primeiro ano da pandemia, a Universidade de Reading decidiu lançar um Projeto, "Rainfall Rescue", cujo objetivo era preencher a lacuna nos registos digitais de dados da precipitação anteriores a 1950.

Aproveitando o facto das pessoas terem mais tempo nas suas casas devido à pandemia, a Universidade de Reading angariou voluntários, para, a partir das suas casas, ajudarem a transcrever digitalmente 130 anos de observações de precipitação registadas manualmente de todo o Reino Unido e da Irlanda. Assim, o público em geral, foi convidado a transcrever observações meteorológicas feitas antes da era dos computadores.

Pluviómetro
Medição da quantidade de precipitação que ocorre é muito importante para a meteorologia e o estudo do clima.

Estes registos das observações foram assim digitalizados por cerca de 16.000 voluntários, o que permitiu uma melhor análise do clima passado no Reino Unido e Irlanda.

Foram digitalizadas 5,2 milhões de observações em apenas 16 dias.

Após dois anos do lançamento do Projeto, os dados digitalizados foram disponibilizados publicamente no registo nacional oficial do Serviço Meteorológico Inglês (Met Office).

Segundo Catherine Ross, arquivista do Met Office, "(..).as 66.000 folhas de números anteriormente inanimadas deste projeto receberam uma nova vida, colocando dados que podem ser interrogados e comparados nas mãos de cientistas do Met Office e de todo o mundo".

Descoberta de novos recordes de precipitação

Os dados de precipitação agora digitalizados, além de permitirem um melhor conhecimento do clima passado no Reino Unido e Irlanda, revelaram-se muito importantes na identificação de novos recordes de precipitação, anos de maior precipitação ou de seca.

Descobriu-se que o ano mais chuvoso registado é 1872, com uma precipitação impressionante de 1065 mm naquele ano, enquanto que 1855 foi o ano mais seco registado no Reino Unido, com apenas 786,5 mm de chuva.

Seca
O ano mais seco registado no Reino Unido, bem como o mais chuvoso, ocorreram durante a época vitoriana.

O mês de maio mais até agora seco registado, que até agora era maio de 2020 (9,6 mm de chuva em Inglaterra), passou a ser maio de 1844, com apenas 8,3 mm de precipitação em Inglaterra. Novembro e dezembro de 1852 foram confirmados como meses excecionalmente chuvosos.

Dezembro de 1852 é o terceiro mês mais chuvoso registado na região da Cumbria, no norte de Inglaterra, com 364,9 mm de precipitação e novembro de 1852 o mês mais chuvoso registado para a maior parte do sul de Inglaterra.

Sabe-se que inundações ocorreram em vários locais neste período e são conhecidas como as inundações do Duque de Wellington, uma vez que começaram por volta da altura do seu funeral de estado em Londres.

A análise dos registos históricos e detalhados também podem ajudar a aumentar o conhecimento do impacto de como o clima é afetado pelas mudanças climáticas não causadas pelos seres humanos.