Qual país consome mais pão anualmente no mundo? E o que menos consome?

Com o passar dos anos os consumidores sentem-se mais atraídos por marcas que priorizam a sustentabilidade e demonstram compromisso com o meio ambiente. Descubra mais sobre o consumo global de pão.

pão
Um item obrigatório na mesa e, atualmente, podemos encontrar uma grande variedade em padarias e supermercados.

O pão é um alimento básico, que foi consumido por 80% da população mundial durante o ano de 2022. Apresenta-se em vários formatos, sabores e texturas de acordo com as diversas preferências culinárias. Entre 2018 e 2022, o mercado do pão registou uma taxa de crescimento anual de 2% em novos lançamentos dos seus derivados. Considerando o relatório "Global Trends in Bread and Bread Products" publicado pela Innova Market Insights, a crescente procura por opções mais saudáveis é uma tendência proeminente no mercado de pães.

Os consumidores continuam a dar mais ênfase à saúde e procuram produtos feitos com grãos integrais, ingredientes naturais e teor reduzido de açúcar. Isto levou ao surgimento de tipos de pão artesanais e especiais, como o pão de massa fermentada e multigrãos, que são vistos como alternativas mais saudáveis. É provável que a Ásia prefira pães com benefícios adicionais para a saúde mais do que a média global.

E a grande questão que colocamos aqui é quais são os países que consomem mais pão no planeta? De acordo com o World of Statistics, os 10 países que estão no topo do consumo de pão per capita por ano são: Turquia (199,6 kg), Sérvia (135 kg), Bulgária (131,1 kg), Ucrânia (88 kg), Chipre (74 kg), Argentina (72 kg), Portugal (70 kg), Polónia (70 kg), Dinamarca (70 kg) e Grécia (70 kg).

A Ásia é a região que teve o crescimento mais rápido nas vendas de pão e na introdução de novos produtos em 2022, com 6% e 12%, respectivamente.

Mas isto não fica por aqui, pois também existem as estatísticas dos países que consomem menos pão por pessoa anualmente. São eles: Índia (1,75 kg), Nigéria (2,26 kg), Brasil (2,88 kg), Indonésia (4,7 kg), China (5,83 kg), Estados Unidos (17 kg), África do Sul (25,8 kg), Japão (28,3 kg), México (33,5 kg) e Reino Unido (37 kg).

Opções de pães saudáveis para incluir na dieta

Mudanças de hábitos geram novos estilos de vida. Isto traz consigo alternativas alimentares amigas do planeta e que, por sua vez, geram uma diminuição de doenças tão comuns como acidentes vasculares cerebrais, hipertensão, diabetes ou cancro. A seguir, apresentamos algumas opções de pães saudáveis que você pode incluir na sua dieta.

Pão vegetariano e vegano

Com a crescente popularidade das dietas à base de plantas, tem havido um aumento na procura por produtos de pão vegano à base de plantas. Estes produtos citam cada vez mais afirmações baseadas em plantas, incluindo logotipos de rótulos V e fórmulas sem ovos.

Pão integral com abacate na mão de uma mulher
A variedade de pães pode ser acompanhada de vegetais ou preparações com sementes que darão um plus à sua alimentação.

A Europa Ocidental tem duas vezes mais probabilidade de incluir declarações veganas em novos produtos de panificação em comparação com outras regiões.

Pão sem glúten

As dietas sem glúten têm ganhado espaço entre os consumidores que têm sensibilidade a este ingrediente ou doença celíaca. Afirmações naturais como a ausência de glúten já são comuns na maioria das regiões do mundo, mas a América Latina lidera com uma média mais alta de lançamentos de pães sem glúten.

Variedades de pão tradicional e artesanal

Os consumidores procuram cada vez mais experiências de pão únicas e autênticas. Os tipos de pão tradicionais, como baguete e ciabatta ganharam reconhecimento global e estão agora amplamente disponíveis em muitos mercados.

Sustentabilidade, uma das chaves para a projeção no mercado do pão

À medida que a sustentabilidade se torna uma preocupação fundamental para os consumidores, o mercado do pão está a adotar práticas amigas do ambiente. Isto inclui a aquisição de ingredientes de fornecedores sustentáveis, a redução do desperdício de alimentos e a utilização de materiais de embalagem ecológicos.

O mercado global de pão e os seus derivados estão a passar por mudanças significativas impulsionadas pelas preferências dos consumidores e pelas tendências alimentares. Saúde e bem-estar, opções à base de plantas, variedades sem glúten, pães tradicionais e artesanais, inovação e sustentabilidade são algumas das principais tendências que moldam este mercado. À medida que os consumidores continuam a procurar opções de pão mais saudáveis e diversificadas, espera-se que o mercado continue a evoluir e a adaptar-se para satisfazer as suas necessidades.