O Programa Global de Vigilância da Atmosfera

A monitorização a nível mundial da composição da atmosfera é fundamental para apoio à tomada de decisões designadamente no que se relaciona com as alterações climáticas.

O Programa Global de Vigilância da Atmosfera foi criado para entender melhor a influência crescente da atividade humana na atmosfera global.

O Programa Global de Vigilância da Atmosfera da Organização Meteorológica Mundial (OMM) celebra este ano o seu 30º aniversário. De forma a concretizar os seus objetivos, a OMM criou diferentes áreas de trabalho, através do desenvolvimento de diferentes Programas, como é o caso do Programa Global de Vigilância da Atmosfera.

Organização Meteorológica Mundial

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) é uma agência especializada das Nações Unidas com 192 Estados Membros. A OMM dedica-se à cooperação e coordenação internacional sobre o estado e o comportamento da atmosfera terrestre, sua interação com a terra e os oceanos, o clima e o tempo que produz e a distribuição resultante de recursos hídricos.

A OMM apoia os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais no seu trabalho e no cumprimento de seus compromissos internacionais em diferentes áreas, designadamente nas áreas de redução do risco de desastres, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

Programa Global de Vigilância da Atmosfera

O Programa Global de Vigilância da Atmosfera abrange cerca de 100 países, visa fornecer uma compreensão global integrada da composição e do estado e evolução da atmosfera e nasceu da necessidade de melhor entender e controlar a influência crescente da atividade humana na atmosfera global. Deste modo o Programa coordena observações, desde a escala local à escala global, enquanto co-produz produtos e serviços relevantes à sociedade.

O aumento da radiação ultravioleta é consequência da rarefação do ozono estratosférico.

Os principais desafios do Programa estão relacionados com duas áreas prioritárias: a rarefação do ozono estratosférico e o aumento da radiação ultravioleta (UV) bem como as alterações no tempo e no clima relacionados com a influência humana na composição atmosférica, particularmente gases de efeito estufa, ozono e aerossóis.

São abordados também temas relacionados com o risco da poluição do ar na saúde humana e questões envolvendo transporte de longo alcance e deposição de partículas do ar, que além de afetar o tempo, o clima e a saúde humana, afeta também o ecossistema, o abastecimento e qualidade da água bem como a produção agrícola.

O Programa Global de Vigilância da Atmosfera tem como missão principal, identificar os riscos ambientais para a sociedade e atender aos requisitos das convenções ambientais, fortalecer as capacidades dos membros para prever o tempo, o clima e a qualidade do ar e contribuir para avaliações científicas de apoio à política ambiental.

Este Programa fornece informações e serviços sobre a composição da atmosfera ao público e aos decisores políticos em relação às quantidades cada vez maiores de gases com efeito de estufa, especialmente o dióxido de carbono, que estão a afetar o clima; a rarefação da camada protetora de ozono estratosférico, que provoca um aumento da radiação ultravioleta com impacto direto na saúde humana, bem como informação sobre a poluição atmosférica urbana, especialmente partículas finas, que também afetam a saúde humana.