O veneno de aranha tem poderes regenerativos?

De acordo com o relato de um utilizador da plataforma de comunidade internauta Reddit, a picada de uma aranha parece ter curado o efeito de dormência no seu pé. Terá o veneno da aranha efeitos curandeiros? Saiba mais aqui!

Aranha castanha
Somente alguns venenos de aranha têm sido estudados detalhadamente, como é o caso da aranha castanha. Fonte: The Science Time

O veneno de aranha é um cocktail de muitas substâncias químicas, das quais algumas são neurotoxinas que podem matar ou imobilizar outros insetos, atacando o nosso sistema nervoso, de acordo com um artigo científico publicado na revista Chemistry Hall.

Contudo, um utilizador da plataforma Reddit (comunidade online) partilhou a sua experiência de ter sido mordido por uma das aranhas mais venenosas do mundo. A experiência que viveu parece ter sido oposta à que é normalmente esperada após se ser mordido e injetado com veneno deste tipo de aranhas.

Há 10 anos atrás, este utilizador fez uma grande cirurgia ao pé e perdeu a sensação em dois dos seus dedos do pé. E assim foi, até recentemente... quando foi picado por uma aranha "amigável" castanha reclusa no pé onde lhe tinham sido cortadas as terminações nervosas. Na manhã seguinte, ele sentiu imediatamente os dedos dos pés.

Claro que a sua descrição foi recebida com cepticismo por parte dos outros utilizadores, uma vez que a aranha que mencionada não é nativa do Oregon, onde a maioria das aranhas não morde um humano se não forem provocadas. Mas a sua história lançou uma questão: será que o veneno da aranha pode realmente restaurar a função nervosa?

Veneno; aranha
Existem venenos de aranhas que destroem bactérias de forma eficaz e não destroem as células humanas, o que é muito interessante e poderá ser usado para fabricar bactericidas.

Recuperação da função nervosa

De acordo com a Newsweek, as aranhas castanhas reclusas são uma das mais venenosas da América do Norte, particularmente no centro e sul dos EUA. Embora não mordam sem ser provocadas, é possível que possam ser apanhadas em roupa de cama ou vestuário em que possam ser vistas como uma ameaça.

A mordida inicial pode ser indolor, mas os efeitos do veneno chegam após várias horas. Os sintomas podem incluir dor, inchaço, náuseas e febre. Podem também desenvolver-se bolhas na zona da mordedura, que, em casos raros, causam a morte do tecido.

"A alegação é médica e cientificamente infundada, sendo difícil comentar exatamente o que aconteceu ou não aconteceu" - disse Irina Vetter.

No caso do utilizador do Reddit, a professora Irina Vetter da Universidade de Queensland, que estuda a dor e as aplicações terapêuticas do veneno animal, explicou que os resultados eram improváveis devido à mordedura da aranha.

A terapêutica encontrada no veneno animal

Vetter explicou que os venenos são ricos em compostos bioativos que visam o sistema sensorial e que a substância chamada "fator de crescimento nervoso" foi originalmente encontrada em veneno de cobra.

Este veneno é amplamente utilizado na medicina atual, especialmente na cura de feridas, e os investigadores estão a trabalhar no desenvolvimento de outras terapêuticas baseadas nesta molécula. Os venenos animais são substâncias complexas, nas quais muitos medicamentos fabricados atualmente se baseiam na substância química que contêm.

Alguns exemplos incluem o medicamento anti-hipertensivo captopril e o medicamento anti-diabético exenatide. O captopril é derivado do veneno mortal da víbora brasileira (Bothrops jararaca). Para além dos usos médicos dos venenos de animais, são também utilizados como modelos para sintetizar novas moléculas, como ferramentas de diagnóstico e como tratamentos cosméticos.

Para cosméticos, a aplicação mais comum é a toxina botulínica ou Botox retirado da bactéria Clostridium botulinum. Outra aplicação menos comum é a Argiotoxin-636, que é isolada do veneno da aranha Argiope lobata, que é utilizada para tratamentos de branqueamento e despigmentação da pele.