Novos recordes de temperatura registados no planeta

Foram confirmadas pela Organização Meteorológica Mundial novas temperaturas extremas no globo em dois locais distintos. Contamos-lhe aqui.

Confirmadas oficialmente novas temperaturas recordes registadas na Ásia.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou oficialmente novas temperaturas extremas de 54°C registadas em duas estações meteorológicas, uma em Mitribah, região desértica do Kuwait, a 21 de julho de 2016 e outra em Turbat, no Paquistão, a 28 de maio de 2017.

Arquivo mundial de dados

Em 2006, a Comissão de Climatologia da OMM concordou unanimemente com a criação de um arquivo mundial, Arquivo de Tempo e de Extremos Climáticos da OMM, para verificar, certificar e armazenar os extremos climáticos do mundo. Foi definido que deveria ser estabelecido um conjunto de procedimentos de forma a que os registos extremos existentes fossem validados e disponibilizados ao público em geral e, que os novos registos extremos que ocorressem no futuro passassem por um processo de verificação e certificação a fim de serem considerados extremos do clima.

Deste modo, foi criado um comité internacional da OMM que perante os valores de temperatura recebidos de Mitribah e de Turbat, desenvolveu análises detalhadas e concluiu que a quantidade e a qualidade da documentação de ambas as observações era excelente. Para uma perfeita validação foram desenvolvidos também testes metrológicos adicionais do equipamento, tais como a calibração de ambos os termómetros e uma comparação direta dos dois termómetros quando expostos simultaneamente a 54 °C.

Terceira e quarta temperaturas mais elevadas do globo

A conclusão da análise metrológica para o valor de Mitribah é uma temperatura estimada em 53,87 °C com uma incerteza de ± 0,08 °C. Correspondentemente, para o valor de Turbat, a temperatura é estimada em 53,72 °C com uma incerteza de ± 0,40 °C. Após esta análise, o comité recomendou a aceitação das observações calibradas para o primeiro dígito decimal de forma a que a observação de Mitribah fosse aceite como 53,9 °C (± 0,1°C margem de incerteza) e a de Turbat como 53,7 °C (± 0,4 °C).

Em 2016 registou-se a temperatura mais elevada dos últimos 76 anos.


A temperatura de Mitribah, Kuwait, é agora aceite pela OMM como a temperatura mais alta registada para a Ásia e as duas observações são a terceira e a quarta mais alta temperatura do globo reconhecidas pela OMM e simultaneamente são as temperaturas mais altas, oficialmente reconhecidas, registadas nos últimos 76 anos.

A temperatura mais elevada registada no globo continua a ser de 56.7°C, registada no dia 10 de julho de 1913 em Furnace Creek (Greenland Ranch), Califórnia, USA. A recente avaliação das temperaturas de Mitribah e de Turbat envolveu a mais ampla análise de extremos de temperatura a ser realizada por um comité de avaliação internacional da OMM.

Atualmente é possível realizar análises extremamente aprofundadas dos extremos climáticos. Investigações rigorosas como esta, dá-nos uma confiança muito maior nos registos climáticos existentes e, consequentemente, fornecem uma base sólida para análise de registos em todo o mundo e para estudos de atribuição de extremos associados à mudança climática.

O Arquivo de Tempo e de Extremos Climáticos da OMM constitui um excelente banco de dados que fornece uma fonte de informação crítica para entender o nosso clima e os extremos registados a nível global.