Novembro foi um mês chuvoso

Ao contrário do ano passado, em que o mês de novembro foi considerado muito seco e quente, este ano tivemos um mês de novembro chuvoso mas normal em relação à temperatura do ar.

Folhas do outono na água da chuva

Apesar de termos tido em meados de novembro alguns dias sem precipitação no continente, praticamente em todos os restantes dias tivemos sempre a ocorrência de chuva.

Precipitação

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o valor médio da quantidade de precipitação, 178.0 mm, corresponde a cerca de 163% do valor normal, sendo considerado o valor normal a precipitação média no período 1971-2000.

Este foi o 4º novembro mais chuvoso desde 2000, como se pode verificar na figura. Valores da quantidade de precipitação superiores aos agora registados ocorreram em cerca de 20% dos anos (desde 1931).

Anomalias da quantidade de precipitação, no mês de novembro, em Portugal continental, em relação aos valores médios no período 1971-2000. Fonte: IPMA

Desde 1931, o maior valor da precipitação registada no mês de novembro ocorreu no ano 1963, seguindo-se o ano 1997. Neste mês de novembro é de salientar, a precipitação forte e persistente que ocorreu no dia 11 em especial nas regiões Norte e Centro e que deu origem a várias inundações, em particular na região de Lisboa, com valores de precipitação em 24h superiores a 60 mm. Na estação de Lisboa /Instituto Geofísico registaram-se 56.7 mm em 6 horas, com um máximo em 1h de 24.3 mm.

De destacar ainda que até ao dia 11 de novembro o total de precipitação ocorrido correspondia já a 92% do valor normal do mês de novembro; em algumas estações do Norte e Centro, já tinha sido ultrapassado o respetivo valor médio mensal.

Temperatura

Ainda de acordo com o IPMA o valor médio da temperatura média do ar foi de 11.87 °C, que é inferior ao normal em 0.50 °C. O valor médio da temperatura mínima, 7.91 °C foi igual ao valor normal e o valor médio da temperatura máxima do ar, 15.83 °C, foi 0.99 °C inferior ao normal como ilustrado na figura. Valores da temperatura máxima inferiores aos agora registados ocorreram em cerca de 35% dos anos (desde 1931).

Variabilidade da temperatura máxima e mínima do ar no mês de novembro, em Portugal continental. Linhas a tracejado indicam a média no período 1971-2000. Fonte: IPMA

Pela análise da série verifica-se que há uma ligeira tendência para subida da temperatura máxima média ao longo dos anos e que a partir dos anos 80 a anomalia da temperatura mínima média em relação à normal é superior à anomalia da temperatura máxima média.

Monitorização da Seca – Índice PDSI

De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI (índice meteorológico de seca calculado pelo IPMA para monitorização da situação de seca) a 30 de novembro terminou a situação de seca meteorológica fraca a moderada que se verificava no final de outubro.

No final de novembro: 9.8 % do território estava na classe normal, 89.6 % na classe de chuva fraca e 0.6 % na classe de seca moderada, valores bem diferentes do final de novembro do ano passado com 50,4% do território em seca extrema, 46,8% em seca severa e 2,7% em seca moderada.