Nos dias 9 e 11 de setembro o metro de Lisboa estará em greve: saiba quais os transportes alternativos

A greve anunciada pelos Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, para os dias 9 e 11 de setembro, acontecerá entre as 5h e as 10h da manhã.

metro
A greve anunciada pelos sindicatos deverá ocorrer nos dias 9 e 11 de setembro, entre as 5h e as 10h da manhã.

Foi anunciada, há umas horas, uma greve no metro de Lisboa, para os dias 9 e 11 de setembro, entre as 5h e as 10h da manhã, sendo expectável que por volta das 10:30h os serviços voltem à normalidade.

O Metropolitano de Lisboa emitiu um comunicado no seu site oficial

Segundo o comunicado do Metropolitano de Lisboa, após este anúncio, houve uma tentativa de negociação, onde o mesmo apresentou duas propostas que procuram equilibrar os argumentos apresentados pelos trabalhadores com os objetivos de gestão da empresa e a promoção da produtividade.

Para além disto, o Metropolitano de Lisboa informou que apresentou, junto do Tribunal Arbitral, um pedido devidamente fundamentado para a definição e implementação de serviços mínimos.

"Este pedido, sustentado nos critérios legais aplicáveis e na relevância do serviço público que o Metropolitano de Lisboa presta à Área Metropolitana de Lisboa, tinha como objetivo garantir a continuidade da circulação de comboios durante os períodos de greve. Contudo, tal situação não foi decretada pela entidade arbitral."

Pode ler-se no comunicado.

O comunicado termina com a informação de que neste período que antece a greve, a comunicação com os sindicatos continuará a ser promovida, de forma a que se possa chegar a um entendimento que permita a suspensão da mesma.

Que meios de transporte alternativos poderá usar para se locomover na cidade?

Com este tipo de constrangimentos, acabamos por ter dificuldade em locomovermo-nos mesmo dentro da cidade, especialmente quando recorremos a transportes públicos. No entanto, existem alternativas ao metro para chegarmos ao nosso destino.

imagem ilustrativa
Felizmente, existem diversas alternativas de transporte ao metro.

Lisboa possui uma rede de transporte bastante ampla e completa que conecta os diferentes pontos da cidade. A capital tem, efetivamente, uma das melhores redes de transporte público do país, dos quais destacamos:

  • Comboios;
  • Autocarros,
  • Elétricos (articulados; históricos e clássicos);
  • Ferry (para atravessar para a outra margem);
  • Taxi, Uber ou Bolt;
  • Bicicleta;
  • E, em último caso, carro particular.

Todos estes transportes estão à sua disposição, todos os dias. Infelizmente, por vezes, esta mudança implica termos que trocar de meio de transporte ao longo da mesma viagem, e assim perdermos mais tempo, mas nestes casos não nos restam mais opções.

Contudo, se tiver o passe Navegante, da Carris, poderá utilizá-lo em vários meios de transporte acima descritos, já que este é válido em todos os serviços de transporte público regular dentro do limite geográfico de 1 município selecionado.