A neve regressa ao Alentejo: não perca as imagens!

Enquanto que Espanha se depara com um histórico nevão, em Portugal continental os efeitos da depressão Filomena foram consideravelmente menores. Ainda assim, a neve regressou em pequenos flocos ao Alentejo e a outros pontos da nossa geografia. Espreite as imagens!

Tal como se previa, a neve acabou por surgir pela região do Alentejo, tendo precipitado inclusive a cotas baixas (acima dos 200 metros de altitude) e em localidades onde há muitos anos não nevava, como foi o caso de Évora, Portalegre, Alvito e Serpa, entre muitas outras.

Durante as últimas horas foi possível avistar a queda de pequenos flocos de neve que não chegaram a acumular, mas o entusiasmo pela raridade do fenómeno nestas terras fez despoletar o registo de fotografias e vídeos das belíssimas paisagens alentejanas que por breves momentos ficaram pintadas de branco.

O frio intenso que abraçou por completo a Península Ibérica nos últimos dias, derivado da massa de ar ártico, em associação com os vestígios de precipitação deixados pela depressão Filomena – tempestade responsável pelo temporal histórico em Espanha – e com as temperaturas muito baixas, foram os responsáveis pela queda de neve. Noutros pontos do país e, como já é habitual, a neve foi a responsável pelo encerramento de acessos à Serra da Estrela.

Os mapas de previsão estimam que para as próximas horas existe nova probabilidade de queda de neve em alguns pontos da região do Alentejo, prevendo-se que se estenda em direção a norte para outras regiões do país, como a Beira Interior e Trás-os-Montes.

Já sabe, para se manter atualizado quanto ao estado do tempo em Portugal, consulte os nossos mapas, modelos, radares bem como a secção de notícias.